Mostra na Casa das Rosas une poesia, arquitetura e design

Exposição vai até 7 de outubro na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, na Capital

qua, 19/09/2007 - 12h03 | Do Portal do Governo

A mostra “CAD Brasil Casa Arte & Design” segue até o dia 7 de outubro na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, na Capital. Os 54 arquitetos, decoradores, designers e paisagistas participantes do evento têm como desafio unir a poesia, como fonte de inspiração, a arquitetura da década de 1920 (como a do edifício que abriga a mostra) e as mais modernas invenções do design.

A exposição espalha-se por 1,8 mil metros quadrados, divididos em 39 ambientes, cada um dedicado a um poeta ou estilo poético. Para o evento, a organização preservou as estruturas do prédio da Casa das Rosas e realizou benfeitorias permanentes no patrimônio: reforma da parte elétrica, revisão hidráulica, construção de elevador para cadeirantes, colocação de rampas de acesso para deficientes e restauração da edícula.

Palestras, recitais e apresentações de dança e música fazem parte da programação do evento, confira:

• Poesia Express – Micropalestras de Frederico Barbosa, com meia hora de duração, sobre a obra de alguns poetas homenageados. Local: Café. Dia 20: Carlos Drummond de Andrade; dia 21: João Cabral de Melo Neto; dia 25: Augusto de Campos. Sempre às 18 horas.

• Poesia Viva – Recitais de dez minutos por poetas de diversas gerações e tendências. Local: Restaurante. Dia 22: Cláudio Willer, Horácio Costa e Micheliny Verunschk; dia 29: Glauco Matoso, Virna Teixeira e Donny Correia; dia 6 de outubro: Carlos Felipe Moisés, Frederico Barbosa e Eduardo Lacerda. Às 18 horas.

• Música Grega Antiga – O poeta Marcelo Tápia e o músico Daniel Tápia apresentam antigas canções da lírica grega e trechos de Homero recitados na língua original. Local: Vestíbulo. Dias 21 e 28, às 19 horas.

• Madame Bovary: 150 Anos – Palestra de Eliane Fittipaldi sobre Emma Bovary, personagem de Gustave Flaubert. Local: Café. Dia 19, às 19 horas.

• Visita em Versos – Visitas especiais à exposição, com explicações sobre cada poeta feitas por Frederico Barbosa e recitais das obras por Carol Splendore, Mitty Nakamura e G. Alves, culminando com palestras sobre alguns poetas. Local: começa na entrada, às 15 horas. Dia 2 de outubro: Gregório de Matos; dia 3: Carlos Drummond de Andrade; dia 4: João Cabral de Melo Neto; dia 5: Augusto de Campos.

• Passos no Jardim – Performance de dança contemporânea apresentada por Renata Fernandes, com coreografia e direção de Andréia Yonashiro. Dias 3, 4 e 5 de outubro, às 20 horas.

SERVIÇO:

CAD Brasil Casa Arte & Design

De terça-feira a domingo, das 11 às 21 horas. Até 7 de outubro

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – Avenida Paulista, 37 – capital. Telefone (11) 3285-6986

Ingresso: de terça-feira a sexta-feira, R$ 25; aos sábados e domingos, R$ 30. Crianças de até 10 anos não pagam; estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada, mediante apresentação de documento

Mais informações pelo telefone (11) 3253-8077 ou no site www.cadnet.com.br

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)