Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo figura entre os destaques da semana

Na Casa das Rosas, público pode ver espetáculo sobre Nelson Rodrigues

sex, 20/04/2012 - 14h40 | Do Portal do Governo

Nesta semana, o Portal do Governo do Estado de São Paulo e a Agência Imprensa Oficial selecionaram algumas dicas de teatrais para curtir com a família e os amigos. Vale conferir entre os dias 24 e 29, a 7ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade e no SESC Bom Retiro. Já a Casa das Rosas apresenta um espetáculo que homenageia Nelson Rodrigues. Veja:

Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo
A Oficina Cultural Oswald de Andrade e o Sesc Bom Retiro exibem, de 24 a 29 deste mês, dez atrações da América Latina e Espanha, na 7ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo. O tema desta edição é voltado para a mulher na produção teatral da América Latina. México e Cuba representam a América Central. Chile, Argentina e Uruguai, a América do Sul. O Brasil comparece com grupos de Rondônia, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. Como convidadas especiais da versão de 2012, estão presentes as companhias espanholas Inversa Teatro, da Galícia, e Cia. Hermanos Oligor, de Navarra.
O grupo recifense Loucas de Pedra Lilás promete agitação e propaganda em torno dos problemas da mulher com seu As Dom QuiXotas em defesa dos direitos humanos enfrentando os cafuçus, e as florianopolitanas da Traço Cia. de Teatro exibirão versão de As três irmãs, peça do dramaturgo russo Anton Pavlovitch Tchekhov. A mostra é uma realização da Cooperativa Paulista de Teatro e do Instituto Internacional de Teatro da Unesco no Brasil (ITI-Brasil). Programação completa no site www.mostralatinoamericana.com.br.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone (11) 3397-4002
Entrada franca. Classificação: 7 anos
 
Sesc Bom Retiro
Alameda Nothman, 183 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone (11) 3397-4002
Entrada franca. Classificação: 7 anos

Espetáculo homenageia Nelson Rodrigues
A peça Valsa nº 6, escrita em 1951, pelo dramaturgo, cronista e jornalista pernambucano Nelson Rodrigues (1912-1980), aborda o subconsciente ao mostrar a transição entre a vida e a morte. No monólogo psicológico, o personagem principal é a solitária Sônia, assassinada a facadas aos 15 anos de idade, que interpreta a morta e viva, a menina e mulher, a trágica e cômica. A profunda perturbação da garota é ambientada ao som da Valsa nº 6, do pianista e compositor polonês Frédéric François Chopin (1810-1849). A montagem é uma homenagem ao centenário de Nelson a ser celebrado em agosto. Representante da literatura teatral do seu tempo e ativista da ditadura militar dos anos 1970, o dramaturgo realista escreveu 17 peças, sendo muitas vezes taxadas como obscenas e imorais. A montagem tem direção de Dan Rosseto. Com Ligia Paula Machado.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo – Telefone (11) 3285-6986
Sábado, 22h30; domingo, 18h30
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Classificação: livre. Até o dia 29

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial