Mostra itinerante gratuita do Museu do Futebol chega a Sorocaba

"Museu do Futebol Na Área" ficará em cartaz até o dia 10 de julho

qua, 08/06/2016 - 20h41 | Do Portal do Governo

A exposição itinerante “Museu do Futebol Na Área”, que traz na bagagem destaques do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu, chega à região de Sorocaba. A mostra será inaugurada no dia 7 de junho, a partir das 10h, no Shopping Iguatemi Esplanada.

Além da entrada gratuita, as escolas da região poderão agendar visitas educativas, com direito a material pedagógico exclusivo para professores e alunos. O agendamento é pelo e-mail museunaarea@gmail.com.

“Expandir a atuação e o acesso do público aos acervos e atividades é um dos desafios para os museus contemporâneos. É também uma diretriz colocada pelo governador Geraldo Alckmin para as instituições da Secretaria da Cultura do Estado. A itinerância do Museu do Futebol cumpre esse objetivo ao possibilitar que um número maior de paulistas conheça o seu trabalho”, afirma o Secretário da Cultura do Estado, Marcelo Mattos Araujo.

O “Museu do Futebol Na Área”
A exposição reproduz seis espaços do Museu do Futebol, com destaque para curiosidades sobre o esporte em Sorocaba, seus times amadores e profissionais e torcidas.

Para trazer o clima das instalações do Museu no Pacaembu, foram convidados alguns dos profissionais responsáveis pela elaboração do projeto original, como Daniela Thomas e Felipe Tassara, criadores do conceito expográfico da mostra itinerante, e o designer Jair de Souza, que assina a direção de arte e de dois novos vídeos produzidos especialmente para o novo projeto. O primeiro deles, logo na entrada, é um tour pelo Estádio do Pacaembu e algumas das salas do Museu, um convite à experiência de unir, por meio do futebol, história, emoção e diversão.

Completa a experiência o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), área do Museu responsável pela pesquisa e documentação do acervo. Em cada cidade há uma biblioteca com cerca de duzentos títulos de livros para pesquisa sobre os clubes locais, os times paulistas, biografias de jogadores, entre outros. Computadores para acesso ao banco de dados do Museu do Futebol ficam à disposição dos interessados em compartilhar com o Museu suas histórias e acervos sobre futebol. Todo o material produzido durante o período integrará o acervo de referências do CRFB e ficará disponível em um site criado para o projeto: naarea.museudofutebol.org.br. 

SERVIÇO
Exposição itinerante “Museu do Futebol na Área” em Sorocaba
Período em cartaz: até 10 de julho
Funcionamento: de terça à sexta-feira, das 10h às 18h; aos sábados e domingos, das 12h às 20h.
Local:  Shopping Iguatemi Esplanada
Entrada Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Votorantim – SP
Entrada Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Sorocaba
Entrada gratuita
Mais informações: www.museudofutebol.org.br

Do Portal do Governo do Estado