Mostra Inter-religiosa em SP recebe visita de alunos da rede estadual

Com entrada gratuita, exposição sobre diversos segmentos religiosos ocorre até a próxima segunda-feira (27), na capital

sex, 24/05/2019 - 18h52 | Do Portal do Governo

Um grupo de 20 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual José Oliveira Orlandi, de Itaquera, na capital, visitou na quarta-feira (22) a Mostra Inter-religiosa que ocorre no Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, na Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

O Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença promove a exposição, que fica aberta até a próxima segunda-feira (27), das 10h às 17h, com entrada gratuita.

A secretária-geral do Fórum, Vânia Soares, explicou aos alunos que esta é a primeira vez que uma secretaria de Estado realiza uma mostra sobre diversos segmentos religiosos em um mesmo espaço.

“Nosso objetivo é conscientizar a população que todas as religiões devem ser respeitadas. Esta é uma das nossas missões: propagar no Estado de São Paulo a cultura de paz”, salientou. Algumas religiões que compõem o fórum apresentam na mostra símbolos, vestimentas, livros e quadros artísticos que traduzem o significado de cada vertente.

Participam da exposição Umbanda, Candomblé, Islamismo, Budismo, Espiritismo, Culto a Ifá e a Igreja Evangélica Jesus Cristo dos Últimos Dias. A Universidade de São Paulo (USP) também expõe documentos que retratam a história das religiões.

Projeto

O professor de Geografia Rui Junior acompanhou os alunos e disse que, no começo do ano, a escola desenvolveu um “Projeto de Inclusão”, com o objetivo de mostrar aos jovens os preconceitos e as desigualdades sociais.

A programação do projeto teve vídeos, debates e uma palestra com um cadeirante, que motivou os alunos a vivenciarem as dificuldades enfrentadas por portadores de deficiência. O planejamento foi finalizado com a visita à Secretaria da Justiça e ao centro histórico da capital.

“Os alunos conheceram um pouco mais da diversidade religiosa nesta mostra e, assim, a cultura do respeito disseminada no nosso projeto fica fortalecida. As religiões professam que, se não formos aceitos pelo amor, que pelo menos sejamos tratados com respeito”, disse o docente.