Mostra fotográfica retrata um Vale do Paraíba de maneira diferente

O fotógrafo José Cruz exibe em sua mostra detalhes minuciosos da região

sex, 05/12/2008 - 19h06 | Do Portal do Governo

O público que passar pelo Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás, a partir do dia 10 de dezembro, verá o Vale do Paraíba de uma perspectiva diferente. O fotógrafo José Cruz exibe em sua mostra detalhes minuciosos da região, priorizando suas belezas e características naturais.

Intitulada de Vale Ver o Vale, a mostra expõe um projeto fotográfico focado nas belezas naturais e culturais da região, valorizando por meio de fotos a paisagem e a fauna. José Cruz explora ao máximo imagens que retratam a vida e peculiaridades que nem sempre são percebidas pelos moradores ou visitantes.

O fotógrafo escolheu o Vale do Paraíba devido a sua importância econômica, já que o local possui diversas indústrias dos setores aeroespacial, aeronáutico, automobilístico, siderúrgico, bélico, além de contar também com universidades que são referência em todo o Brasil, como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), entre outros.

Das cidades mais importantes do Vale estão Volta Redonda, Resende e Barra Mansa, no lado carioca, e Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Cruzeiro e São José dos Campos, o maior município da região, no lado paulista.

O nome Vale do Paraíba deve-se ao fato de a região formar a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, que nasce na cidade de Areias, município localizado no vale histórico no estado de São Paulo, e corta toda a região desaguando no Oceano Atlântico, na costa norte do Rio de Janeiro.

Serviço

“Vale Ver o Vale”
Local: Estação Brás.
Endereço: Praça Agente Cícero, s/nº – Brás. 
Data: de 10 a 30 de dezembro
Horário: das 04h à meia-noite.
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo.

Da CPTM