Mostra exibe primeiras construções de São Paulo e vinda dos imigrantes

Exposição “O progresso paulista começa pela Secretaria de Agricultura” é gratuita, de segunda a sexta, das 9h às 17h, na sede da pasta

sex, 14/12/2018 - 16h54 | Do Portal do Governo

Esta semana, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou uma exposição fotográfica intitulada “O progresso paulista começa pela Secretaria de Agricultura”.

A mostra, que está disponível no hall de entrada da sede da pasta, no centro de São Paulo, pode ser visitada gratuitamente até o final de dezembro.

A exposição conta com seis grandes painéis, com cerca de 58 imagens cada, dos anos de 1895 a 2014, das principais obras e edifícios que marcaram o começo do desenvolvimento da cidade de São Paulo.

Traz ainda a expansão rural e a diversificação de culturas como alternativa à do café e a instalação das primeiras famílias de imigrantes europeus e japoneses no interior do Estado. As fotos retratam a construção do Theatro Municipal, da Escola Politécnica e da Penitenciária do Estado, entre outras curiosidades.

O acervo também conta com fotos da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas, restauradas pelo Centro de Memória da Unicamp (CMU), e acervo próprio da Secretaria, bem como da Ceagesp, Museu Paulista da Universidade de São Paulo e outras instituições.