Mostra exibe imagens da ditadura no Brasil

Exposição estréia nesta quinta-feira, 1, na Pinacoteca

seg, 28/04/2008 - 13h52 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura inaugura no dia 1º de maio, na Estação Pinacoteca, a exposição fotográfica Direito à Memória e à Verdade – a Ditadura no Brasil: 1964-1985, concebida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, para comemorar os 27 anos da promulgação da Lei da Anistia no Brasil.

A mostra marcará também a mudança de nome do espaço expositivo, onde funcionavam as celas do antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), que passará a se chamar Memorial da Resistência, no lugar de Memorial da Liberdade.

Vista pela primeira vez em 2006, na Câmara dos Deputados, em Brasília, essa exposição seguiu depois para o Rio de Janeiro e Curitiba. Até o final de 2008, a mostra terá percorrido mais sete capitais brasileiras (Florianópolis, Recife, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Goiânia).

Em uma viagem ao passado recente, as imagens recuperam a memória de 21 anos de ditadura. Os tanques na frente do Congresso Nacional, as passeatas estudantis, o envolvimento de artistas e músicos da época no movimento de resistência e as prisões e mortes a que foram submetidos os opositores do regime poderão ser vistas em painéis de 1,8 metros, conduzidos por um texto que reconta cronologicamente a história do período.

Fatos marcantes da época da ditadura militar poderão ser relembrados a partir das imagens da exposição, como a morte de Carlos Mariguela, a troca de presos políticos pelo embaixador americano, o comício pelas Diretas Já, em São Paulo, entre outros.

Personagens da história recente também podem ser identificados, como Chico Buarque, Edu Lobo, Glauber Rocha, Tônia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara, Ziraldo, Lucélia Santos, o presidente Lula, Ulisses Guimarães, Teotônio Vilela, e muitos outros.

Direito à Memória e à Verdade – a Ditadura no Brasil: 1964-1985 Estação Pinacoteca Largo General Osório, 66 – Luz Tel.: (11) 3337-0185 Terça a domingo, das 10h às 18h R$ 4 e meia-entrada Grátis aos sábados