Mostra em homenagem a Zuzu Angel é destaque na CPTM

Publico pode conferir mostra nas estações Hebraica-Rebouças e Morumbi da linha C-Esmeralda a partir desta segunda, 28

seg, 28/01/2008 - 18h40 | Do Portal do Governo

Uma das mais renomadas estilistas brasileiras, Zuzu Angel, é tema de uma exposição realizada simultaneamente nas estações Hebraica-Rebouças e Morumbi, na linha C-Esmeralda, da CPTM. A mostra estará aberta ao público a partir desta segunda-feira, 28.

Realizada em parceria com a Escola de Moda Sigbol Fashion, a exposição reúne 59 trabalhos de estudantes, que criaram modelos diferenciados e até excêntricos para bonecas Barbie. Essas criações são fruto de um trabalho de pesquisa dos alunos sobre a vida e obra de Zuzu Angel. Os modelos foram baseados em uma das coleções da estilista, chamada “Mulher Rendeira”.

Ao ser lançada, a coleção escandalizou a elite da época, por misturar renda com tecidos nobres e também introduzir a chita, um tipo de pano feito a partir do algodão com estampas de flores coloridas, usado apenas para a confecção de toalhas de mesa e forros de colchão.

Não é a primeira vez que a CPTM trabalha com a Sigbol Fashion. Em dezembro de 2007, o desfile de peças inspiradas no Museu da Língua Portuguesa e na obra da escritora Clarice Lispector agitou o Espaço Cultural na Estação Brás.

A exposição fica em cartaz nas estações Hebraica-Rebouças e Morumbi até dia 11/02. Depois, segue para as estações Dom Bosco e Jose Bonifácio, da Linha E, onde permanecerá até o dia 25/02.

Sobre Zuzu Angel

Zuleika Angel Jones, ou Zuzu Angel, é considerada não só uma das maiores estilistas, pioneira na moda brasileira, mas também uma importante figura na guerra contra a ditadura no país.

Zuzu nasceu em Curvelo, município de Minas Gerais, em 1921. Morou, ainda na infância, em Belo Horizonte e na Bahia. Iniciou sua carreira na década de 50, trabalhando como costureira. Ficou conhecida quando abriu uma loja em Ipanema e passou a fazer desfiles de moda pelos EUA, levando a alegria e o contraste das cores brasileiras, o que a destacou no mundo da moda.

Nos anos 1970, travou uma guerra contra o regime militar pela recuperação do corpo do filho Stuart, ativista contra o regime ditatorial assassinado pelo governo. Sua luta só terminou quando, em 1976, integrantes do regime militar a assassinaram, forjando um acidente automobilístico no Rio de Janeiro. Hoje, o túnel onde aconteceu o suposto acidente leva seu nome.

Em 2006, foi produzido um longa-metragem sobre a história de Zuzu Angel, com a atriz Patrícia Pillar interpretando a estilista.

 

SERVIÇO

Exposição Zuzu Angel

Abertura: 28/01, às 18h

Em cartaz até 11/02, diariamente, das 4h à meia noite.

 

Estação Hebraica-Rebouças

End.: Rua Ofélia, 255 – Pinheiros

Estação Morumbi

End.: Av. das Nações Unidas, 14.171 – Itaim Bibi

Grátis para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo. 

 

Da CPTM

(I.P.)