Mostra de teatro Ibero-Americano agita a capital a partir deste sábado

I Festival Ibero-Americano de Teatro fica no Memorial da América Latina até o dia 9

sáb, 01/03/2008 - 12h43 | Do Portal do Governo

A partir deste sábado, 1º , até o dia 9, o público poderá conferir o que há de mais representativo nas artes cênicas da América Latina, Portugal e Espanha será mostrado em São Paulo. Os espetáculos estão reunidos no I Festival Ibero-Americano de Teatro, que acontece no Memorial da América Latina, na capital, com curadoria de Neyde Veneziano. Serão encenadas 16 peças (dez estrangeiras e seis brasileiras). Mas não é só: espaços alternativos como o Foyer e a Praça Cívica, onde será montado um circo, também serão ocupados para outras atividades, entre as quais, encenação de Teatro de Bolso, oficinas, mesas de debates e performances. O Teatro de Bolso, por exemplo, fará apresentações no Foyer do Auditório, antes das sessões das Mostras Oficiais, com duração de até dez minutos. Serão nove dias de pura arte, em que o público poderá conhecer o que há de mais representativo na arte teatral de países como Argentina, Bolívia, Cuba, Espanha, México, Portugal, Uruguai, Brasil, além da Itália, convidada especial.

Programação:

A descoberta das Américas – A Cia Leões de Circo (Brasil) conta a história de um homem rústico, malandro e fanfarrão, que se vira contando vantagens, sempre fugindo da fogueira da Inquisição. Em Sevilha, embarca numa das caravelas de Cristóvão Colombo e, no Novo Mundo, sobrevive a um naufrágio. Venerado como filho da Lua, treina, catequiza e guia os índios num exército de libertação que acaba caçando os espanhóis invasores. Sábado, 1º, 21h15 .

A Sessão da Tarde ou Você não soube me amar – A Cia. de Teatro Rock (Brasil) encena a comédia musical que mostra a trajetória de uma banda. Os acontecimentos são narrados pela irmã de um dos integrantes, que lembra momentos dessa trupe. A trama é conduzida pelas melodias que invadiram as rádios nos anos 1980. Domingo, 2, 19 horas.

Pentágono – A Cia. Teatro de Acá (Uruguai) mostra conflitos de origem universal: a situação dos idosos rejeitados pelos mais jovens, a ambição e o poder, o confronto entre pais e filhos. Domingo, 2, 21h15.

Babine, o parvo – A Cia. Teatro Art’Imagem (Portugal) conta a história de Babine, que vai de terra em terra, percorrendo os vastos caminhos da Rússia, para fazer novas amizades, mas nunca encontra as palavras certas para que os desconhecidos aceitem sua presença. Sua mãe, a mulher e a irmã dão-lhe conselhos, sempre tarde demais. Segunda-feira, 3, 19 horas.

El solitario de Pessoa – A Compañía Miranda (México) une teatro e música para contar a história de um vendedor de livros, também poeta, que iça as velas do pensamento até o imaginário, seguindo as faces poéticas do pensamento e da linguagem de Fernando Pessoa. Segunda-feira, 3, 21h15.

Una vita per Federico – A montagem da Cooperativa Cinema Nuovo Italiano (Itália) mostra a história da protagonista Costanza D´Altavilla. A obra é composta de uma série de eventos que visam proporcionar uma visão sobre a cultura e a história dos normandos na Sicília, nos século 12 e 13. Terça-feira, 4, 20 horas.

Una tragedia argentina O Grupo DIXZ (Argentina) apresenta comédia de humor negro sobre segredos de uma família, cujos membros vivem em meio à hipocrisia e à dissimulação. Uma pergunta de um dos personagens desencadeia inúmeras confissões, gerando feridas nos corpos e nas almas de cada um. Terça-feira, 4, 21h15.

 Ferro em brasa – A Cia. Os Fofos Encenam (Brasil) mostra a história de uma jovem aldeã que descobre que seu futuro marido está apaixonado por sua mãe. Ao descobrir o caso, seu pai assassina brutalmente os dois amantes, deixando-a órfã e sem marido. Quarta-feira, 5, 19 horas.

La Lupe ¿puro teatro? – A peça do grupo Mujeres Inolvidables (Cuba) conta um trecho da história de La Lupe, uma cantora muito popular. Mostra-se o local onde a artista começou a carreira e obteve consagração. Quarta-feira, 5, 21h15.

A mandrágora – A montagem do Grupo Tapa (Brasil) apresenta um jovem e rico italiano que se faz passar por médico para conquistar o amor de uma mulher casada que sofre por não conseguir engravidar. Com o consentimento do marido, do padre e da mãe da moça, o falso doutor receita um suspeito tratamento à base de uma raiz conhecida por suas propriedades afrodisíacas. Quinta-feira, 6, 19 horas.

Alasestatuas – Grupo La Cueva (Bolívia). Alguns eventos que ocorrem no Cosmo acontecem na Terra. Aniceto e Mario se encontram para conversar sobre o ocorrido. Aniceto com idéias e Mario com esforço tentam desvendar os mistérios. Quinta-feira, 6, 21h15.

SERVIÇO: Entrada franca (serão distribuídas senhas uma hora antes dos espetáculos). Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar – Portão 12 – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – São Paulo. Telefone (11) 3823-4600  

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)