Mostra de filmes venezuelanos, exposição e shows comemoram a independência do país

“Venezuela no Memorial” é o nome da série de atividades em comemoração ao 196º aniversário da Independência da República Bolivariana de Venezuela

qui, 28/06/2007 - 9h01 | Do Portal do Governo

“Venezuela no Memorial” é o nome da série de atividades em comemoração ao 196º aniversário da Independência da República Bolivariana de Venezuela. Um conjunto de exposição, shows musicais e exibições de filmes venezuelanos foi programado pelo Consulado Geral da Venezuela, em parceria com o Memorial da América Latina. É uma rara oportunidade de entrar em contato com aspectos pouco conhecidos da cultura deste país famoso por sua grande produção de petróleo e por seu presidente Hugo Chaves.

Os filmes serão exibidos na sala de cinema digital do Pavilhão da Criatividade. Há películas recentes e outras clássicas, como “Araya”, de Margot Benacerraf. A obra recebeu o Prêmio Internacional da Crítica, no Festival de Cannes de 1959. Considerado um patrimônio da cultura venezuelana, o filme foi eleito um dos cinco melhores da história do cinema latino-americano pela Latin American Visions, organizada, em 1990, pelo Neighborhood Film/Vídeo Project de Philadelphia.

Outro destaque é “Punto y Raya”, que explora a relação entre dois soldados de fronteira: um venezuelano natural de uma grande cidade (Caracas) e um camponês colombiano. Em tempos de nacionalismo exacerbado, um tem a firme intenção de desertar e o outro está disposto a dar a vida pela pátria. A fronteira, terra de ninguém, é o cenário para as mais absurdas situações envolvendo membros da guerrilha, do exército e do narcotráfico.

Também será exibido o filme “La revolución no será transmitida”, que narra do ponto de vista de documentaristas europeus, que por acaso lá estavam, o envolvimento das redes de tvs venezuelanas com a tentativa de golpe de 2002 contra o presidente Hugo Chaves. O filme pode ser visto como uma contundente advertência em relação ao uso da televisão como meio de atrair e manipular o público.

Do Departamento de Comunicação Social do Memorial da América Latina

(R.A.)