Mostra de ferreomodelismo homenageia Dia do Ferroviário

Exposição poderá ser visitada no saguão do Expresso Turístico da Estação Jundiaí até 2 de maio

qui, 29/04/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Estação Jundiaí, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato), abrigará a partir da próxima sexta-feira, 30, data em que se comemora Dia do Ferroviário, uma mostra de ferreomodelismo. Entre as principais atrações da mostra estão uma maquete com uma miniatura de trem da CPTM – série 3.000 (que opera hoje na Linha 9), uma cristaleira de época com miniatura de composições, peças antigas do acervo da estação e exposição fotográfica.

A mostra poderá ser visitada no saguão do Expresso Turístico da Estação Jundiaí até o dia 2 de maio, das 8 às 18 horas. A iniciativa é uma parceria entre a CPTM e a Associação Jundiaiense de Ferreomodelismo e Preservação Ferroviária (AJFPF), com apoio da Frateschi, fabricante de trens em miniatura. A entrada é franca e será monitorada por membros da AJFPF, identificados com camiseta da associação.

Trem turístico

Jundiaí é um dos roteiros do Expresso Turístico da CPTM, que completou um ano de operação no último dia 18 de abril. As vagas para a viagem de sábado, 1º de maio, estão esgotadas, mas quem já garantiu o seu lugar no passeio poderá conferir a Mostra de Ferreomodelismo logo ao desembarcar na estação.

Dia do Ferroviário

No dia 30 de abril de 1854 foi inaugurada a primeira ferrovia no Brasil, a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, também conhecida como Estrada de Ferro de Mauá, que ligava o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, a Serra da Estrela, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A data homenageia a categoria ajudou a construir o desenvolvimento no Brasil.

Da CPTM