Mostra CINEfoot exibe série de filmes sobre futebol

Festival de filmes sobre o esporte acontece no Museu do Futebol de 31 de maio a 3 de junho

ter, 29/05/2012 - 8h57 | Do Portal do Governo

Boa notícia para os aficionados por futebol e cinema, ou pra quem deseja saber curiosidades sobre o esporte: será realizado no Museu do Futebol, entre os dias 31 de maio e 3 de junho, o CINEfoot, festival de cinema do Brasil e da América Latina que exibe filmes sobre futebol. 

A mostra é gratuita e tem como destaques os filmes “Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana” e “Santos: 100 Anos de Futebol Arte”. A programação inclui ainda o longa “O primeiro João”, filme em que Garrincha revela a origem do apelido que dava a todos os seus marcadores em campo, e “Mauro Shampoo, Jogador, Cabeleireiro e Homem”, que retrata a história de um jogador que ficou famoso por jogar no Ibis Sport Club, conhecido por ser o pior time de futebol do mundo.

A cerimônia de encerramento do Festival acontece na terça – feira (05/06), às 21h, no Reserva Cultural.

Programação

Quinta, 31/5
– A partir das 19h30  
“GAÚCHOS CANARINHOS”: Dir. Rene Goya Filho (Doc, 15 min, cor, HD, RS, 2007). Um homem que criou um país. O documentário conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação. Estamos falando da camisa amarela da seleção brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee. Uma peça que ganhou seu significado, bem como sua força mítica, com as conquistas do futebol brasileiro mundo afora, principalmente após a Copa do Mundo de 1970. Ao mesmo tempo, nossos heróis, os jogadores que vestiram essa camisa, falam sobre a construção desse mito e o significado dela em suas vidas. Carlos Alberto Torres, Falcão, Tafarel e Larry Passos de Faria, entre outros, são entrevistados em Gaúchos Canarinhos. Classificação: 12 anos.

“SANTOS, 100 ANOS DE FUTEBOL ARTE”: Dir. Lina Chamie (Doc, 96 min, cor, HD, SP, 2012). A história do primeiro time brasileiro a ser bicampeão mundial, o Santos F.C., da fundação à era Pelé e ao futebol irreverente de Neymar, narrada pelo viés emocional e humanista de torcedores, jogadores, historiadores, inserindo o futebol tanto no contexto cultural do país como no espaço íntimo e pessoal de cada um. Classificação: 12 anos.

Sexta-feira 01/6 Mostra Dente-de-Leite (filmes especialmente dedicados às crianças), a partir das 9h30  

“O PRIMEIRO JOÃO” : Dir. André Castelão (Ani, 6min27s, cor, Betacam, RJ, 2006). Garrincha revela a origem do apelido “João” que ele dava a todos os seus marcadores em campo. Verdade? Ninguém sabe. Classificação: Livre

“MAURO SHAMPOO – JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM”: Dir. Leonardo Cunha Lima, Paulo Henrique Fontenelle (Doc, 20 min, cor, DVcam, RJ, 2005).Mauro Shampoo, cabeleireiro, ex-jogador de futebol, ficou famoso por jogar no Íbis Esporte Clube, conhecido como o pior time de futebol do mundo. Classificação: Livre

 “ZIMBÚ”: Dir. Marcos Strassburger Souza (Ani, 3 min, cor, HD, SP, 2011). Uma bola de futebol aparece em uma tribo africana, isolada do mundo. Ela chega até os pés de um guerreiro africano, que descobre a magia do futebol. Classificação: Livre

“ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL”: Dir. André Queiroz, Thaís Bologna (Fic, 14 min, cor, 35mm, SP, 2009) . Em ano de Copa do mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino do que morar no Brasil? Classificação: Livre

Sexta-feira, 01/6 – A partir das 19h30  

“RIVELLINO”: Dir. Marcos Fabio Katudjian (Fic, 16 min, cor, 35mm, SP, 2011). Rivellino narra a história do encontro de Jonas com o Dr. Mascarenhas num ônibus intermuni- cipal no estado de São Paulo. O primeiro, acaba de sair da penitenciária. O segundo é justamente o promotor responsável por sua condenação. Classificação: 18 anos

“SER CAMPEÃO É DETALHE: DEMOCRACIA CORINTHIANA”: Dir. Gustavo Forti Leitão, Caetano Tola Biasi (Doc, 25 min, cor, MiniDV, SP, 2011) . Em meio a uma estrutura falida e conservadora, um clube brasileiro consegue alterar as regras do jogo. Não objetiva títulos, mas condições dignas de trabalho baseadas no diálogo e no respeito. Classificação: 12 anos.

“BAHÊA MINHA VIDA – O FILME”:Dir. Marcio Cavalcante (Doc, 100 min, cor, 35mm, BA, 2011).Bahêa Minha Vida é um filme sobre a paixão da torcida, sobre sonhos e vida, muita vida, expressa em alegrias e lágrimas, em gritos e silêncios, em desencantos e euforias. Uma verdadeira homenagem à nação tricolor. A grande questão é o porquê de tanto amor. Existe explicação? Classificação: 12 anos.

Sábado, 02/6 – A partir das 16h00  

“VAI PRO GOL”: Dir. Felipe D’Andrea (Doc, 22 min, cor, HD, SP, 2012). O filme mostra a vida particular e profissional dos jogadores federados do primeiro esporte genuinamente brasileiro: o Futebol de Botão. Professores de filosofia, metaleiros e aposentados, todos dividem a mesma paixão e competem pelo mesmo troféu. Classificação: 12 anos.

“SOBRE FUTEBOL E BARREIRAS” :Dir. Arturo Hartmann, Lucas Justiniano, José Menezes, João Carlos Assumpção (Doc, 112 min, cor, HD, SP, 2011).O documentário lança um novo olhar sobre o conflito Israel/Palestina, um dos nós centrais das relações internacionais, tendo como pano de fundo o futebol e a Copa do Mundo. Classificação: 12 anos.

Domingo, 03/6 – A partir das 11h00  

 “LÄNDERSPIEL / INTERNATIONAL MATCH (PARTIDA INTERNACIONAL). Dir. Nadine Schrader, Sven Schrader (Fic, 2 min, pb, HD, Alemanha, 2011).Um homem dirige o carro voltando para casa e, nas caixas de som, escuta-se a narração de um jogo da Alemanha contra a Argentina, mas agora haverá a cobrança de pênaltis. Classificação: 12 anos.

“HOME, AWAY”  (DENTRO, FORA). Dir. Benoit Martin (Fic, 11 min, cor, HD, França, 2011)Alex é torcedor do Manchester United e está se preparando para assistir um jogo do Manchester contra o Liverpool. Ele manda instalar uma antena para poder ver o jogo. Kenny, um garoto que vive ao lado, torce para o Liverpool e também gostaria de ver o jogo, mas Alex recusa seu pedido. Classificação: 12 anos.

“UM JOGO, UMA PAIXÃO”: Dir. Otávio Paranhos (Doc, 15 min, cor, HD, SP, 2009). As histórias do clássico Ponte Preta e Guarani e sua importância para a cidade de Campinas, através de depoimentos dos dirigentes de ambos os clubes, ex-jogadores consagrados, funcionários, personagens marcantes, fatos inusitados e a história das torcidas a partir da visão de todos aqueles que de forma significativa fazem parte desse jogo. Classificação: 12 anos.

“FOOTBALL IS GOD” (FUTEBOL É DEUS).Dir. Ole Bendtzen (Doc, 53 min, cor, Beta Digital, Dinamarca, 2010). Futebol é Deus explora a relação íntima entre fé e futebol, acompanhando três torcedores do lendário Club Atlético Boca Juniors, de Buenos Aires. Hernán é um intelectual embriagado por seu amor pelo Boca, amor do qual não consegue se desvencilhar. Pablo é operário e acredita que Diego Maradona, ex-jogador do Boca, é um deus. La Tía é uma senhora excêntrica que considera os jogadores do Boca como se fossem seus filhos. Classificação: 12 anos.

Serviço
Cinefoot | Museu do Futebol – Auditório Armando Nogueira (capacidade 180 lugares)
Praça Charles Miller, s/n
31/05 a 3/6
Entrada gratuita, sujeita à lotação da sala
Horário de funcionamento do Museu: das 9h às 18h (bilheteria até às 17h)
Tel.: (11) 3664-3848
www.museudofutebol.org.br

Do Portal do Governo do Estado