Mosquitão da dengue “invade” mais cinco municípios

Campanha tem blitze educativas na capital e distribuição de folhetos em rodovias paulistas

ter, 08/12/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

(atualizado 14 de dezembro)

A Secretaria da Saúde preparou uma megacampanha de conscientização ao combate à dengue. A novidade da ação deste ano é a instalação de 12 mosquitões alusivos ao Aedes aegypti em cidades que registraram índice de Breteau (usado para medir a infestação por larvas do mosquito) superior a 1. O mosquitão da dengue já ‘pousou’ em Presidente Venceslau, Conchas, Três Fronteiras, Francisco Morato e São Joaquim da Barra. A campanha é realizada em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

Em Presidente Venceslau, o mosquitão foi instalado na Praça Nicolino Rondo, em Conchas na Praça Tiradentes, em Três Fronteiras na Praça da Matriz, em Francisco Morato na Rua Demerson Gomes Romano e em São Joaquim da Barra na Praça 7 de setembro.

Cada um dos mosquitões fica em uma imensa estrutura de sete metros de altura, em que um mosquito de 2,5 metros está preso em um enorme pote com a mensagem: “Cuidado: a dengue pode estar perto de você”.

As atividades que foram iniciadas oficialmente no dia 27 de novembro dão continuidade ao trabalho realizado durante todo o ano, mesmo nos meses de inverno, quando a incidência da doença é menor. “Continuaremos o trabalho feito durante os meses de frio e reforçaremos a prevenção, para não haver transmissão da doença”, diz o superintendente da Sucen Affonso Viviani Jr.

Haverá blitze educativas na capital e distribuição de folhetos, adesivos e botons em rodovias do Estado. No litoral, quem estiver curtindo a praia receberá a visita de promotores que entregarão viseiras, sacos plásticos e pequenas lixeiras da campanha contra a dengue.

O combate à dengue depende também de uma participação efetiva da população na eliminação de criadouros. Não deixar acumular água em pneus, garrafas, latas, bacias ou qualquer objeto. Caixa d’água também merece atenção especial e deve ser limpa pelo menos uma vez ao ano.   

Em 2007, São Paulo registrou mais de 92 mil casos de dengue. Um ano depois, esse número caiu mais de 90%: foram 7.364 casos da doença. Até outubro deste ano, São Paulo registrou 6.579 casos. O objetivo é diminuir ainda mais esse número em 2010.

Da Secretaria da Saúde