Moradores do Jardim Elisa Maria participam de mais um evento da Virada Social

Evento aconteceu neste domingo, 12, com apresentações de peças de teatros e shows

seg, 13/08/2007 - 17h47 | Do Portal do Governo

Os moradores do Jardim Elisa Maria, na zona norte de São Paulo, assistiram neste domingo, 12, peças de teatro e shows de mais um evento da Virada Social – ações integradas de cidadania promovidas pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a sociedade civil. As apresentações começaram às 10 horas e terminaram, no final da tarde, ao som do forró do grupo Trio Virgulino.

“Pessoal que está nas casas, desce e vem dançar com a gente um maracatu!”, gritava a atriz. Foi assim que o grupo de teatro a “Cia de Artes do Baque Bolado” começou a atravessar as ruas do Elisa Maria com o espetáculo “Cortejo de Maracatu”. As roupas coloridas e o batuque fizeram adultos e crianças dançarem.

“Achei excelente, maravilhoso, foi o máximo”, disse Célia do Nascimento, que mora no bairro há 32 anos. Antes do grupo chegar ao Elisa Maria, as crianças assistiram à apresentação do teatro de bonecos “Portinari Pé de Multa”, da Cia. Articularte e o espetáculo “Brincos e Folias”, apresentado pela Cia. Balangandaça. Em homenagem ao “Dia dos Pais”, o “Trio Virgulino” encerrou o dia de festa com forró e distribuiu CDs.

O evento faz parte do programa “Virada Social Elisa Maria”, idealizado pela Secretaria da Segurança Pública, que vem desenvolvendo uma política de inclusão social. O projeto teve início no dia 1º de junho, quando os policiais da Tropa de Choque da Polícia Militar, que estavam no bairro desde o dia 13 de março, com 600 homens, passaram o comando do policiamento do bairro aos PMs do 9º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana.

Segundo o tenente coronel Sérgio Payão, comandante do 9º BPM/M, e que trabalha atualmente com 200 homens no Elisa Maria, eventos como o desse domingo, que fazem parte da Virada Social, têm atingido a comunidade de maneira efetiva. “Para fazer com que uma sociedade não se transforme num caos, num local onde não há conflito armado na rua, é preciso investir em várias frentes. A comunidade tem que participar de atividades e discussões que envolvam educação, esporte e cultura, além da própria cidadania e segurança. Atuar nas mudanças é o que vai determinar a sua própria transformação”, acredita Payão.

Os shows foram promovidos pela Secretaria estadual da Cultura. No Elisa Maria, este é o quarto evento do gênero, com uma média de público de duas mil pessoas. Para o morador Sérgio dos Santos, que está no bairro há 19 anos e sempre participou de ações comunitárias, “um evento cultural como o de hoje traz carinho, calor e isso nos fortalece cada vez mais. Temos tantos planos para o Elisa Maria e vamos lutar por cada um deles”, disse.

Da Secretaria de Segurança Pública