Moradores do Grajaú participam de Maratona Cultural

Neste final de semana, serão realizadas oficinas, exposição, sessão de cinema e show do grupo Quinteto em Branco

sex, 06/08/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Começa neste final de semana, 7 e 8, a Maratona Cultural, evento promovido pelo Governo que levará uma série de atrações artísticas para regiões periféricas da cidade de São Paulo. Shows de música, sessão de cinema, oficinas e exposição fazem parte da programação, que vai das 10 às 17 horas durante os dois dias. A edição de agosto será realizada na Casa de Cultura Palhaço Carequinha, no Grajaú (zona sul).

“Vamos levar cultura de qualidade à população que mora afastada do centro”, diz o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, que idealizou o evento. Para isso, além de artistas convidados, a secretaria levará representantes de seus próprios programas e projetos, como alunos do Projeto Guri e bailarinos da São Paulo Companhia de Dança.

No Grajaú, a maratona começará às 10 horas de sábado, 7, com a oficina preparatória para a exposição “A História das Histórias em Quadrinhos”. Com concepção e roteiro do especialista Álvaro Moyá, a mostra será aberta às 11 horas para visitação. Nela, o público poderá conhecer a trajetória dos quadrinhos nacionais e internacionais e os personagens mais famosos entre os colecionadores. A exposição ficará em cartaz na Casa de Cultura até 5 de setembro, diariamente, das 9 às 18 horas.

Do meio-dia às 16 horas, estão previstas oficinas de histórias em quadrinhos, contação de histórias e criação de brinquedos educativos. Em seguida, começará a parte musical da maratona, com apresentações do grupo Lux4Atack (música eletrônica), seguida da banda Cornells (pop-rock) e do Quinteto em Branco e Preto (samba).

No domingo, 8, além da oficina de histórias em quadrinhos, haverá outra de atividades circenses. A partir das 14 horas, haverá uma apresentação da São Paulo Companhia de Dança, seguida por outra da Banda Sinfônica do Guri Santa Marcelina. Para encerrar, haverá uma sessão de cinema. Todas as atrações e atividades têm entrada franca.

 

Cultura Circulante

 

A Maratona Cultural integra o programa Circulando Cultura, que busca ampliar as ações da secretaria da Cultura em regiões de maior vulnerabilidade social no município de São Paulo. Além da maratona, o programa tem outras linhas de atuação como é o caso do Vá ao Museu, que leva públicos de baixa renda e moradores das regiões mais distantes do centro a conhecer os museus da secretaria na capital, em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social de São Paulo; e o Cultura nos Parques, que realizará, a partir de  setembro, atividades culturais duas vezes por mês, a cada 15 dias, em quatro bairros, com apresentações de teatro e música.

Programação da Maratona Cultural
Local: Casa de Cultura Palhaço Carequinha
rua Professor Oscar Barreto Filho nº 50 – Parque América – Grajaú – SP

Sábado, 7
10h-10h45: Oficina Preparatória para abertura da exposição “A História da História em Quadrinhos”

11h: Abertura da exposição “A História da História em Quadrinhos”

12h-13h:
Oficina 1: Narração de Histórias (na Biblioteca)
Oficina 2: Historinhas em Quadrões – promover uma vivência artística a partir de práticas corporais, visuais, musicais e textuais, tendo como foco principal as Histórias em Quadrinhos e suas características de linguagem e estrutura

13h30-15h30
Show do grupo LUX4ATACK (música eletrônica)
Shows do grupo CORNELLS (pop rock)
Oficinas de Contação de Histórias
Oficina Girândola  –  criação de objetos diversificados, brinquedos e resgate  de brincadeiras da cultura popular que podem gerar momentos lúdicos, epresentacionais, performativos e musicais

16h-17h30 – Show do grupo Quinteto em Branco e Preto

Domingo, 8

10h-16h: Visita à exposição A História da História em Quadrinhos

10h30-12h:
Oficina 1: Brincadeiras de Circo – jogos e atividades lúdicas utilizando técnicas circenses, abertas a todo o tipo de público
Oficina 2: Historinhas em Quadrões

14h-15h – Apresentação da São Paulo Cia. de Dança

15h-16h30 – Apresentação da Banda Sinfônica do Guri Santa Marcelina

16h30 – Sessão de Cinema

Da Secretaria da Cultura