Moradores da zona sul de São Paulo navegam pelo Rio Tietê

O passeio foi organizado pela Sabesp e o Navega São Paulo para incentivar a adesão às ligações de esgoto na área do Projeto Tietê

seg, 30/04/2007 - 14h15 | Do Portal do Governo

Na sexta-feira, 27 de abril, a Sabesp organizou um passeio pedagógico com 16  comunidades da zona sul da Capital. Também foram convidados líderes comunitários, sub-prefeitos, educadores da região, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e da Secretaria Municipal da Habitação. 

O passeio tem como objetivo incentivar a adesão às ligações de esgoto nas áreas que receberam as obras do Projeto Tietê, por meio de esclarecimentos sobre as ações realizadas e em andamento, além de mostrar os resultados no próprio local.

O trabalho é uma parceria da Sabesp com o  Navega São Paulo para resgatar a história do rio, restabelecer a auto-estima da população paulistana e convidá-la a um exercício de cidadania. A visita representa uma viagem multidisciplinar para apresentar conceitos sobre bacias hidrográficas, o passado e a importância do Tietê.

Nestes itens há um resgate sobre o rio, a colonização do Estado, do interior do país, sua utilização como áreas de esporte, lazer e abastecimento. Em seguida, os participantes refletem sobre a situação atual, a origem da poluição e realizam um caminho reverso que é buscar os responsáveis pelo problema.

O Projeto Tietê é assunto integrante na navegação, onde é possível explicar as ações da Sabesp e do Governo do Estado para recuperação ambiental.

Nesta atividade participaram os moradores do  Jardim Santa Lúcia do Guacuri, Parque Dorotéia, Jardim Rubilene, Vila Guacuri, Jardim Célia, Jardim Castelo, Jardim das Laranjeiras, Jardim Monte Líbano, Praia do Leblon, Sete Praias, Balneário Mar Paulista, Cidade Júlia, Jardim Luso, Pantanal, Jardim Apura e Eldorado.

Quem tiver interesse em navegar pelo Rio pode contatar Chistine através do telefone (11) 3035-2598. O percurso tem duração de 1h30 a 2 horas e vai do Cebolão à Ponte do Piqueri.

Da Sabesp

(I.P.)