Moradores da CDHU de 14 municípios paulistas terão redução na conta de luz

Acordo entre CDHU e CPFL garante aquisição de 6.691 aquecedores solares

ter, 22/12/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Convênio entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) possibilitará a instalação de 6.691 aquecedores solares em conjuntos da CDHU já entregues em 14 municípios do Estado. O acordo integra esforço empreendido pela companhia para reduzir o consumo de energia nos conjuntos habitacionais.

As cidades beneficiadas são Americana, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Indaiatuba, Itu, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

A eficiência energética é uma diretriz de Governo incorporada ao trabalho da CDHU em 2007. A companhia desenvolveu um dos maiores projetos do Brasil de moradias populares baseado nos conceitos de sustentabilidade e racionalização de energia. Dessa forma, os novos conjuntos habitacionais são entregues com aquecedores solares e também são determinadas a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, de alta eficiência energética, e a troca do chuveiro convencional por outro com sistema híbrido, que opere com o aquecedor solar e energia elétrica de baixa potência, com dispositivo eletrônico para o controle da temperatura.

Segundo estudo da Biofinance encomendado pela companhia, a instalação de 30 mil aquecedores pode reduzir a emissão de CO2 em 4,7 mil toneladas ao longo de dez anos. Até o final de 2010, o Estado terá 30 mil residências da companhia adotando este sistema. Além da diminuição de energia, os aquecedores solares permitem economia também para os mutuários. Como o equipamento atua diretamente no aquecimento da água do chuveiro (um dos aparelhos que mais consomem energia nas residências), a redução média no valor final da conta poderá chegar a 30%. A instalação dos equipamentos pela CPFL deve começar em breve. O investimento da concessionária na iniciativa será de R$ 20,7 milhões.

É o segundo convênio firmado pelo Programa de Eficiência Energética da CDHU. O primeiro, assinado com a Bandeirante Energia, está em andamento desde 2008. No final, terão sido instalados 4,8 mil aquecedores.

Ações sustentáveis

Várias medidas têm sido adotadas pela Secretaria da Habitação para que seus conjuntos residenciais sejam ecologicamente sustentáveis. No ano passado, em iniciativa conjunta com a Secretaria do Meio Ambiente, foi assinado protocolo de cooperação com as principais entidades da indústria da construção civil e do ramo imobiliário para promover o desenvolvimento sustentável do setor. Em 2007, também foram assinados dois documentos com o objetivo de diminuir o impacto causado ao meio ambiente com a construção de moradias de interesse social, viabilizadas com recursos estaduais.

Pelo protocolo de cooperação, a CDHU se comprometeu a adotar critérios de preservação ambiental durante o projeto, construção e habitação dos empreendimentos. Entre os compromissos assumidos estão os de minimizar os resíduos de matéria-prima durante a obra, comprar insumos de empresas que respeitem protocolos de sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente, utilizar madeira com certificação de origem, cobrar regulagem dos veículos de transportadoras de insumos, promover a destinação adequada de resíduos de obras ou demolições, contribuir com a arborização do entorno dos conjuntos, reflorestar áreas de margens de cursos d’água existentes nos empreendimentos, entre outros.

A CDHU firmou também termo de cooperação com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas para unir conhecimento técnico, recursos materiais e financeiros. A finalidade é promover estudos tecnológicos direcionados ao uso racional de recursos naturais e ao emprego adequado de materiais nas construções.

Da Agência Imprensa Oficial