Morador de assentamento do Itesp vence concurso inventor rural

Projeto da descascadora de espiga de milho venceu pela originalidade e praticidade

sex, 07/08/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

O assentamento Bela Vista, coordenado pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), comemora a conquista de um de seus moradores. Cícero Carlos da Silva venceu concurso inventor rural promovido na Agrifam – Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural. O evento foi realizado em Agudos , entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. 

Cícero criou uma descascadora de espiga de milho que lhe valeu um prêmio de R$ 2 mil e um troféu. Ele conta que a ideia de criar a descascadora nasceu de uma necessidade do assentamento. É que um grupo de cerca de 60 agricultores da região de Araraquara planta milho, desde 2007, com a finalidade de aproveitar a palha para processamento industrial – a produção é vendida para a Indústria de Palha Favarim.

A colheita do milho para palha tem de ser feita manualmente, assim como o pré-processamento, utilizando uma grande mão-de-obra assentada. Agora esse trabalho é realizado pela máquina inventada por Cícero.

Assentamentos

A entidade presta assistência técnica a mais de 10,2 mil famílias em 172 assentamentos rurais. Ela atua desde a implantação de projetos de assentamentos, com a abertura de estradas, perfuração de poços até o desenvolvimento dessas comunidades, por meio do fornecimento de calcário, mudas, sementes, pequenos animais, reflorestamento, educação ambiental e construção de equipamentos para o apoio à organização das famílias. O Itesp está presente em 54 municípios que possuem assentamentos rurais.

Da Fundação Itesp