Moradias da CDHU ganham 4,8 mil aquecedores solares

Com o novo sistema, a empresa se integra ao Programa de Eficiência Energética da ANEEL

seg, 17/03/2008 - 10h46 | Do Portal do Governo

A Bandeirante Energia e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), ligada à Secretaria de Estado da Habitação, estão unindo esforços para reduzir o consumo de energia elétrica em conjuntos habitacionais já entregues pela CDHU.

No próximo dia 26, será assinado protocolo de cooperação para a doação de aquecedores solares para 4.800 moradias construídas pela Companhia. Os equipamentos serão instalados nos municípios atendidos pela Bandeirante. O evento acontece às 14h30.

Os termos do protocolo estão em conformidade com o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Bandeirante e com a regulamentação estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O documento estabelece também a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, de alta eficiência energética. Isso vai gerar maior redução do consumo durante o horário de pico do sistema elétrico.

A Bandeirante vai assumir todos os custos do projeto e serviços de instalação, o que significa que nenhum valor será repassado aos moradores. O prazo para a conclusão do trabalhos é de quatro anos, ou seja, a cada ano 1.200 unidades por ano.

Segundo o secretário da Habitação, Lair Krähenbühl, também presidente da CDHU, as novas tipologias de construção adotadas recentemente pelo Governo do Estado incluem   aquecedores solares, ao lado de outras melhorias como o terceiro dormitório, revestimentos em pisos e azulejos, muro divisório, laje e pé direito ampliado para 2,6 metros.

“Nosso objetivo é  reduzir o consumo de energia, gerar economia para os mutuários e promover empreendimentos residenciais ambientalmente sustentáveis”, defende. Para expandir esse sistema de eficiência energética, a CDHU vai adquirir equipamentos por meio de pregão eletrônico para as novas construções.

O edital deve ser lançado ainda este mês.A parceria Bandeirante/CDHU também tem um caráter educacional. Ações e eventos para promover conscientização e orientação sobre o uso eficaz e seguro de energia elétrica fazem parte do programa. Um dos itens enfatizados serão as medidas que visam reduzir o valor da fatura dos consumidores.

O sistema de aquecimento solar possui dois componentes básicos: o coletor e o reservatório térmico. O coletor é instalado sobre o telhado e absorve o calor, aquecendo a água que circula em seu interior. A água aquecida é armazenada no reservatório, que varia de tamanho conforme a necessidade de consumo, e então é destinada exclusivamente para o banho. om esse sistema é possível reduzir significativamente o consumo de energia elétrica.

Da CDHU