Monterrey recebe delegação Paulista

Primeiro dia na cidade foi de agenda intensa

ter, 04/09/2007 - 16h14 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (03/09), foi dado inicio à Missão Comercial ao México, liderada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman. O seminário de abertura, intitulado “Apresentação dos Estados de São Paulo e Nuevo Leon”, aconteceu na cidade de Monterrey, com a participação de todos os membros da delegação paulista, empresários mexicanos e representantes do Estado de Nuevo Leon.

O Seminário teve como objetivo apresentar as vantagens econômicas dos dois estados. O Subsecretário de Investimentos Extrangeiros e Comércio Internacional, Andrés Franco Abascal, apresentou as características do mercado e da cidade de Monterrey. “Nossa cidade é a segunda maior em PIB. Temos muitas relações com os EUA e nos interessa ter com o Brasil”.

O vice-governador paulista apresentou as características do Estado e o mercado de São Paulo. “As relações comerciais entre Brasil e México são muito pequenas. O Brasil exporta 4 bilhoes de dólares para o México, o estado de São Paulo é responsável por 2 bilhoes. Ainda é muito pouco”, disse.

Goldman encerrou sua apresentação para os empresários mexicanos e o governo de Nuevo Leon reforçando a necessidade de uma parceria entre os dois estados. “Precisamos estruturar as relações e exportar mais para este país”, afirmou.

O Secretário-adjunto de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo, Flavio Goldman, também mostrou as vantagens economicas da capital paulista. Já o Presidente da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Humberto Barbato, mostrou aos empresários mexicanos a situação dos setores elétrico e eletrônico no estado de São Paulo.

Finalizando o Seminário, o Presidente da FEMSA no Mercosul, Ernesto Silva, apresentou sua empresa como um exemplo de sucesso para as empresas mexicanas que querem se instalar ou fazer negócios com o Brasil. “Convidamos os mexicanos a conhecer e confiar no Brasil para ter negócios e aliancas estratéticas, assim como fez nossa empresa há quatro anos”, afirmou.

Tecnológico de Monterrey

Alberto Goldman visitou nessa tarde o Tecnológico de Monterrey, centro de estudos mais importante do México, onde foi recebido pelo Reitor da Zona Metropolitana, Alberto Bustani Adem.

O reitor apresentou a estrutura da universidade, além de suas incubadoras, centros tecnológicos e de inovação.

Femsa

A tarde, o secretário de Desenvolvimento visitou a fábrica do Grupo Femsa, maior companhia de bebidas da América Latina.

Prefeitura

O vice-governador acompanhou também a reunião entre as prefeituras de São Paulo e Monterrey. O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Relações Internacionais do Município de São Paulo, Flavio Goldman, se reuniu com o prefeito de Monterrey, Adalberto Madero, onde firmaram um protocolo de intensões.

Governo de Nuevo Leon

O primeiro dia da Missão Comercial ao México terminou com o secretário Alberto Goldman e empresários brasileiros se reunindo com o Secretário Geral do Governo de Nuevo Leon, Rodrigo Medina de La Cruz.

 

Da Secretaria de Desenvolvimento

(L.M.)