Monitoramento da aftosa começa em fevereiro

A Secretaria de Agricultura realiza ações previstas no Monitoramento Soroepidemiológico para detecção de atividade viral no Estado.

qui, 31/01/2008 - 19h59 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), realiza a partir de fevereiro as ações previstas no Monitoramento Soroepidemiológico para detecção de atividade viral no Estado.

Dentre as ações executadas no Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, o monitoramento é uma atividade realizada com periodicidade anual, sob coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece o tamanho da amostragem e o processamento das amostras junto ao laboratório oficial.

Para este trabalho foram sorteadas 95 propriedades de todo Estado, distribuídas em 90 municípios de 33 regionais (Escritórios de Defesa Agropecuária – EDAs), sendo 44 propriedades cadastradas no Sisbov (Estabelecimentos Rurais Aprovados – ERAs) e outras 51 propriedades consideradas de risco (são aquelas com grande movimentação de animais, próximos às áreas de divisas de estado e de frigoríficos). Serão mobilizados 48 médicos veterinários e 96 auxiliares, que irão compor as equipes de coleta, além de 7 gerentes de programas sanitários para coordenação dessas equipes.

Serão coletadas amostras de sangue de animais suscetíveis à febre aftosa e o soro será remetido ao Lanagro – Porto Alegre/RS para processamento. O material contempla amostras de bovinos na faixa etária de 6 a 12 meses e que foram vacinados contra a febre aftosa.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(L.F.)