Monica Serra entrega bicicletas a alunos em Redenção da Serra

Projeto Pedalando e Aprendendo visa facilitar o acesso de crianças à escola

sex, 07/03/2008 - 8h33 | Do Portal do Governo

“Educação é o que temos de mais importante, só a  educação é capaz de tirar as crianças das ruas”, destacou a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Monica Serra, na quinta-feira, 6,  durante a  cerimônia de doação de 150 bicicletas no município de Redenção da Serra, no Vale do Paraíba. 

Foram beneficiados alunos do ensino fundamental que moram a uma distância superior a três quilômetros da Escola Estadual Coronel Queiroz. As bicicletas novas serão usadas para facilitar o acesso à escola, diminuindo, assim, a evasão escolar. “Estamos contemplando crianças cujos pais não teriam condições de comprar uma bicicleta, aqui em Redenção da Serra cerca de 60% das crianças se encaixam neste perfil”, afirmou Monica Serra.

A presidente do Fussesp ainda revelou que o projeto será implantado em outros municípios do estado de São Paulo. “Nossa meta é levar este projeto onde a evasão escolar é muito grande, doaremos as bicicletas para que as crianças tenham um meio de transporte para chegar às escolas, que geralmente ficam distantes dos locais onde moram”.

O projeto Pedalando e Aprendendo, inicialmente, prevê a doação de bicicletas e capacetes aos 20 municípios mais pobres e de até cinco mil habitantes. A distribuição de bicicletas contempla alunos de 11 a 14 anos, cuja família tenha renda de um salário mínimo.

A condição para que as crianças recebam a bicicleta é que estejam matriculadas em escolas públicas com freqüência comprovada.São parceiros do Pedalando e Aprendendo, o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, a Secretaria Estadual da Educação, os Fundos Municipais.

Participaram também da cerimônia de entrega de bicicletas em Redenção da Serra, o gerente regional do SENAI, Ricardo Terra e a  diretora do Comitê Feminino da Fiesp, Silvia Della Manna e a prefeita do município, Edilene Gonçalves Dias Ferreira.

O projeto aceita doações de bicicletas, basta ligar para: (11) 3874 6921

Do Fussesp

(I.P.)