Monica Serra abre sétima etapa do XI Jori

Evento acontece em Itatiba com 2.705 atletas das regiões de São João da Boa Vista e Piracicaba

qua, 03/10/2007 - 10h38 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Monica Serra, abrirá nesta quinta-feira, 4, a sétima etapa do XI Jogos Regionais do Idoso. A competição acontece em Itatiba, com a participação de 2.705 atletas das regiões de São João da Boa Vista e Piracicaba.

A programação inclui o desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e o juramento dos atletas. Para a cerimônia, a cidade de Itatiba está preparando apresentações especiais de dança, que devem ser assistidas por um público previsto de 4 mil pessoas.

As competições acontecem no Ginásio Municipal de Esportes José Boava e prosseguem até domingo, 07. Nestes 4 dias, os idosos disputarão 11 modalidades esportivas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco e vôlei adaptado.

O JORI

Os Jogos Regionais do Idoso (JORI) é um evento esportivo realizado em 7 etapas no interior e na capital, promovido pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e apoio do município anfitrião.

Os principais objetivos do evento são promover a integração do idoso na sociedade e estimular a prática de atividade física.  Para participar dos jogos, o idoso deverá ter no mínimo 60 (sessenta anos) completos no ano dos jogos. Terminada a fase regional, os três primeiros classificados em cada modalidade, participam do JEI- Jogo Estadual do Idoso.

Apoio: O JORI tem o apoio do Banco Nossa Caixa S.A e Nossa Caixa MAPFRE

Histórico dos Atletas que participam da cerimônia de abertura

Juramento: Sra. Elza Giaretta Belgini, 62 anos, nascida em Itatiba, tem dois filhos e quatro netos. Em 1999 começou a participar do Programa Melhor Idade, participa do JORI nas modalidades vôlei adaptado e Coreografia. A disposição proporcionada pela prática esportiva, levou a aposentada a retornar as salas de aula para concluir o ensino fundamental com 59 anos.

Este ano, conclui o ensino médio e, pretende vencer outro desafio, ingressar na faculdade em 2008. Acendimento da pira: Sr. Ignácio Jorenti Filho, 67 anos, nascido em Mococa, atualmente reside em Itatiba, é casado e tem um filho.

Pratica atividades físicas desde criança, foi campeão Paulista em 1963 nos 400 mts com barreira representando o Clube Esperia em São Paulo, neste mesmo ano participou dos Jogos Panamericanos ficando na quarta colocação.  Campeão Brasileiro em 1968 em Minas Gerais e Sul Americano na cidade do Chile, competindo por Jundiaí.

Ingressou para o Grupo da Melhor Idade representando o município no JORI de 2004, na modalidade de buraco, sendo campeão em Piracicaba (2005) e o 3º colocado no JEI de Praia Grande.

Programação:

Horário: 14h30

1- Coquetel e Atendimento à Imprensa – Secretaria de Esporte e Turismo

Rua Antônio Ferraz Costa, s/n*

 

Horário: 16h00

2 – Abertura JORI: Ginásio Municipal José Boava

Praça Antonio Aurélio Scavone, s/n*

 

Do FUSSESP

(I.P.)