Módulo central da passarela da Cidade Jardim será entregue na madrugada do domingo

Operação exigirá auxílio de dois guindastes para instalar os tramos centrais, que pesam cerca de 15 toneladas cada

sex, 27/04/2007 - 19h45 | Do Portal do Governo

A passarela estaiada que está sendo construída pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), próxima à Estação Cidade Jardim e sobre a avenida homônima, receberá o tramo de transposição, a partir das 22h deste sábado (28). A operação exigirá auxílio de dois guindastes (60 toneladas e 90 toneladas) para instalar os tramos centrais, que pesam cerca de 15 toneladas cada.

O trânsito da região será desviado, com o apoio da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego. A operação deve durar até às 16h do domingo (29). Essa obra é resultado do Protocolo de Intenções entre Prefeitura, Governo de São Paulo e Secretaria de Transportes Metropolitanos, que contempla as áreas de transporte de passageiros e trânsito.

A nova passarela fica localizada entre a ponte Cidade Jardim e a confluência das ruas Brigadeiro Haroldo Veloso e Franz Schubert, junto ao Parque do Povo. Está equipada com todos os itens de acessibilidade, como rampa com corrimão de duas alturas, elevador e piso tátil. Atenderá cerca de 5 mil usuários que passam pela Estação Cidade Jardim, diariamente, além de pedestres que desejam atravessar a avenida de forma segura.

Com arquitetura semelhante à da Estação Santo Amaro, da Linha C da CPTM, também construída pela CPTM e que virou um marco referencial na zona Sul da cidade, a passarela terá 36m de altura, 84,4m de comprimento e contará com 21 estais (hastes metálicas para sustentar a estrutura), sendo que a mais longa medirá 53,5m e o menor, 23,2m, com previsão de entrega ao público na primeira quinzena de junho/2007.

A Estação Cidade Jardim foi entregue à população em 2001, fazendo com que o fluxo de pedestres nesse local aumentasse muito. A única faixa de pedestres para travessia da avenida fica a cerca de 200 metros da entrada da unidade, com intenso fluxo de veículos ao longo do dia.

Da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos