Modernização dos processos de produção leva Furp a reduzir preços dos remédios

Medicamentos como a Eritromicina tiveram redução superior a 40%; na média, a queda nos preços ficou em 18,6%

qua, 30/05/2007 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Fundação para o Remédio Popular (Furp) reduziu o preço de 20 dos 67 medicamentos que fabrica atualmente. A redução ocorreu no segundo trimestre, época do ano em que a maioria dos laboratórios costuma aumentar o preço de seus produtos. Em média, esses medicamentos ficaram 18,6% mais baratos. Os itens com maior redução foram a Eritromicina 250 mg comprimido (– 42%), o Diclofenaco 50 mg comprimido (–34%), a Glibenclamida 5 mg comprimido (–30%), a Amoxicilina Pó para Suspensão Oral (–29%) e a Ampicilina Sódica 500 mg injetável (–25%).

A diminuição foi possível graças, principalmente, à modernização dos processos produtivos e à maior eficiência na aquisição de insumos, desenvolvidas nos últimos anos. O superintendente da organização, Ricardo Oliva, acredita que “essa redução vai ampliar o acesso da população aos medicamentos”.  Em sua opinião, ela também “reflete, a constante preocupação com a melhoria do processo produtivo, tornando o laboratório mais competitivo”.

Dos outros medicamentos do laboratório, 25 itens não apresentaram alteração no preço e 22 tiveram acréscimo médio de 3,94%.

Produção crescente – Com 40 mil metros quadrados de área construída e cerca de mil funcionários, a Furp é o maior laboratório público para produção de medicamentos do País. Vinculado à Secretaria de Saúde, tem sede no município de Guarulhos, na Grande São Paulo. Em 2006, registrou uma produção de 2,5 bilhões de unidades farmacêuticas/ano, consolidando um crescimento de 31% na última década.

Responsável pela produção dos medicamentos distribuídos pelo Dose Certa, o mais bem-sucedido programa de assistência farmacêutica básica do País, a Furp atua em cerca de 3,2 mil municípios brasileiros e tem uma carteira com mais de 5 mil clientes. Entre eles estão o Ministério da Saúde, secretarias estaduais de saúde – em especial a do Estado de São Paulo –, hospitais estaduais e municipais, prefeituras, instituições municipais, estaduais, federais, além de entidades filantrópicas, sindicatos e fundações.

Segundo o superintendente, a grande novidade da Furp para este ano será a inauguração da Fábrica de Produtos Farmacêuticos Especiais, também em Guarulhos. Essa unidade terá capacidade para produzir até 1 bilhão de unidades farmacêuticas, entre psicotrópicos, antibióticos e medicamentos para o tratamento de tuberculose e de hanseníase.

Da Furp