Modelo de gestão da Nossa Caixa será exportado a EUA e Europa

Banco brasileiro é a primeira instituição financeira do mundo a obter a BS 25999

sáb, 03/05/2008 - 11h46 | Do Portal do Governo

A Nossa Caixa, terceiro maior banco público do país, é a primeira instituição do segmento  a receber a certificação BS 25999 no mundo.  A norma, criada pelo The British Standards Institution (BSi), estabelece as exigências e os processos necessários para a gestão da continuidade de negócios.

A conquista foi viabilizada por meio da parceria com a Módulo, empresa especializada em  Governança,  Riscos e  Compliance, que atuou prestando consultoria e fornecendo o software Módulo Risk Manager. Graças ao sucesso obtido, o projeto, pioneiro para empresas do setor financeiro, será exportado para Estados Unidos e Europa, onde a Módulo  possui atuação através de escritórios próprios em Nova York (EUA) e Genebra (Suíça).

A BS 25999 assegura ao banco maior confiabilidade em seus processos. Além disso, a certificação demonstra atenção e respeito aos clientes e acionistas e ao segmento financeiro. A norma também foi publicada no Brasil, em outubro de 2007, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com o nome ABNT NBR 15999-1, pouco menos de um ano após ser lançada na Inglaterra.

O ambiente de certificação  da Nossa Caixa foi o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), unidade de negócios que não pode parar,  sob o risco de expor a instituição a perdas financeiras ou de causar danos à imagem dela.

“O SPB é um processo da mais alta relevância, sendo que o ambiente do Banco foi recentemente reestruturado para melhor atender as exigências legais. A certificação demonstra que estamos alinhados às melhores práticas adotadas pelo mercado, agregando valor aos nossos negócios e vantagem competitiva. Certificando o ambiente SPB na BS 25999, garantimos que a excelência dos investimentos recentes refletirá em benefícios aos nossos clientes”, comenta José Waldir P. Carvalho, gerente da Divisão de Segurança de Tecnologia da Informação da Nossa Caixa.

Durante o  processo  para obtenção da  certificação, a Nossa Caixa utilizou a ferramenta Módulo Risk Manager para mapear os riscos com alto nível de detalhes e fornecer informações relevantes para a construção dos planos de ação de cada demanda do projeto. Entre outras atividades desenvolvidas, a Módulo realizou análises de riscos no ambiente escopo, criou o BIA (Business Impact Analisys), capacitou as áreas envolvidas e fez duas pré-auditorias. O software proporcionou ao processo agilidade, estruturação dos processos de gestão e apoio na construção do manual do Sistema de Gestão da Continuidade de Negócios.

“Um Plano de Contingência é uma exigência comum das agências reguladoras e está presente em publicações como o Código Civil, a Lei Sarbanes-Oxley, Basiléia, as resoluções do Banco Central, como por exemplo a Resolução 3380, nos programas de qualidade da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e nas recomendações do Tribunal de Contas da União. Por isso, com a certificação  concedida pelo BSi, o Banco Nossa Caixa deu um grande passo no sentido de se colocar em conformidade com todas essas leis e regulamentações”, afirma Fernando Nery, sócio-fundador da Módulo.

Já segundo Cid Vieira,  do BSi, “a Continuidade de Negócios é um sério desafio das organizações, e o gerenciamento desse problema deve ser um elemento fundamental da empresa como um todo. A capacidade de uma organização em manter as operações essenciais durante e após um evento desastroso, bem como a velocidade em que ela é capaz de restabelecer a funcionalidade total, pode significar a diferença entre o sucesso e a falha. A certificação pioneira da Nossa Caixa, primeira também para o BSi no Mundo, foi uma grande satisfação e demonstra o destaque das empresas brasileiras e, especialmente da Nossa Caixa, na evolução dos negócios pelo mundo”.

Da Nossa Caixa