Mobilização contra dengue atinge maioria dos municípios de SP

Sucen e prefeitura realizam ações educativas para orientar os moradores

qui, 10/04/2008 - 10h33 | Do Portal do Governo

Na primeira semana de abril, quase todos os 645 municípios do Estado de São Paulo alertaram os cidadãos sobre a importância da prevenção da dengue. Técnicos da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) apoiaram as prefeituras numa série de ações: palestra, panfletagem, fixação de cartazes, mutirão, vistoria (domiciliar, escolar e prédio público), exposição, teatro, abordagem em pedágio e divulgação na mídia.

Diversas cidades com casos registrados ou suspeitos da doença receberam o Esquadrão Antidengue da Sucen (órgão da Secretaria da Saúde), cujos integrantes estão aptos a detectar possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti e a orientar os moradores sobre a prevenção.

Perus, na Grande São Paulo, foi um dos municípios monitorados. O trecho de 40 quarteirões próximo à Praça do Samba, na Vila Perus, foi escolhido porque a prefeitura informou que a região apresenta casos suspeitos ou confirmados da doença.

Um dos pontos inspecionados foi a casa de Renato dos Santos, casado, pai de três filhos e morador do bairro há 32 anos. Ele cria oito passarinhos e seis cachorros. Diz que lava o bebedouro e troca a água dos animais três vezes ao dia. Pela tevê, aprendeu a evitar aparecimento de criadouros da larva despejando areia nos pratos das plantas e deixando-as úmidas. O Esquadrão verificou as condições da caixa de água, recipientes de água para os animais, vasos de plantas, mas não encontrou irregularidades.  

Cabeça-de-prego – Sua vizinha, Ângela Maria Correa, reside com a nora e três crianças – uma recém-nascida e outras de dois e três anos. Os profissionais da Sucen descobriram criadouros de larvas na caixa de água porque a tampa é inadequada (menor que a caixa). A irregularidade – associada à água parada e à temperatura ideal (25ºC a 29ºC) – favorece o crescimento do embrião.

Ângela foi aconselhada a comprar tela protetora ou tampa do modelo e tamanho adequados à caixa e a limpá-la a cada seis meses.

Amostras da larva foram coletadas para análise no laboratório da Sucen. Caso os exames detectem que o embrião é do Aedes aegypti, os técnicos retornarão ao local para informar e esclarecer sobre outras providências.

O responsável pelas operações de campo da Sucen, Ricardo Andrade, explica que a larva do mosquito, conhecida como cabeça-de-prego, move-se na água imitando um “S”. A fêmea deposita seus ovos acima da água e em áreas protegidas – que acabam sendo inundadas. Após dois ou três dias, o embrião originário desse ovo gera a larva. Depois de cinco a dez dias, numa temperatura de 25ºC a 29ºC, forma-se a pupa. A fase de pupa dura dois dias até o surgimento do mosquito sadio.

A fêmea contamina-se ao picar uma pessoa doente. O Aedes aegypti vive até 30 dias e só transmite a doença a seres humanos após o período de incubação (em média 8 a 12 dias).  

Picadas de dia

Andrade explica que a fase do ovo é a mais resistente, pois dura até um ano. Faz-se necessário evitar criadouros de larvas, por isso a importância de lavar bem bandejas de geladeira (modelo antigo), ralos de quintal pouco utilizados, calhas, pneus, garrafas e tambores. É importante eliminar a água acumulada nos recipientes e deixá-los em ambiente seco, livre de chuvas. Se armazenar água numa garrafa, deixe-a limpa e bem tampada.

Atenção: o mosquito é preto, rajado, menor que o pernilongo comum e ataca as pessoas durante o dia. Os insetos adultos (80% deles) preferem o interior da residência, local sombreado, livre de chuva e ventania. Se necessário, os técnicos aplicam larvicida dentro do lar igualmente.  

Geladeira

Em outra residência, Luzia Rojo de Barros atendia aos técnicos do Antidengue da Sucen que verificaram a bandeja da geladeira, de modelo antigo, a qual costuma acumular água. Os profissionais analisaram a água da peça e constataram que não há indício de larvas; contudo, solicitaram a limpeza regular e o acréscimo de sal ou água sanitária. “A partir de agora vou ser mais cuidadosa. Não sabia que a bandeja da geladeira poderia ser criadouro”, diz Luzia, surpresa.  

SERVIÇO

Acesse o site www.sucen.sp.gov.br e vá ao link Guia Básico de Dengue para obter mais dicas de prevenção   

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial