Mobilidade urbana: HACKEMTU tem inscrições prorrogadas

Evento acontece no Parque Tecnológico da Unicamp, nos dias 7 e 8 de abril; interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira (30)

seg, 26/03/2018 - 18h03 | Do Portal do Governo

Projetos voltados para inovação de transportes públicos com foco em sustentabilidade poderão ser premiados no HACKEMTU. O encontro é voltado à estudantes e profissionais das áreas de comunicação, tecnologia, urbanismo e design. As inscrições foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (30).

O Hackaton está sendo organizado pela EMTU em parceria com a Unicamp e a Scipopulis, empresa de inovação focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana. Nos dias 7 e 8 de abril, o Parque Tecnológico da Unicamp, em Campinas, promete ser um hub de conhecimento entre o meio acadêmico, o de pesquisa, o ecossistema de inovação e o setor de transporte público e de mobilidade.

O evento é uma iniciativa do laboratório de inovação da EMTU, o ELAB – Experimentos em Transportes, e do Youth for Public Transport Foundation (Y4PT), da Divisão América Latina da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP). A Fundação premiará um integrante do grupo vencedor com uma viagem para participar da Hackatona Mundial, em Dubai, que acontecerá entre os dias 20 e 25 de abril, com todas as despesas pagas.

Para se inscrever, os participantes deverão acessar o site www.hackemtu.com. É necessário ter mais de 18 anos e o cadastro é feito individualmente. Grupos serão formados no início do evento dentre os presentes e as equipes poderão ter de três a cinco integrantes.

“O objetivo é abordar não apenas as questões tecnológicas, mas também humanas das cidades modernas, independentemente de seu tamanho geográfico ou populacional. Somos pioneiros na abertura de dados metropolitanos na América Latina e organizar eventos como o HACKEMTU fomenta cada vez mais inovação em nosso setor”, explica Joaquim Lopes, diretor-presidente da EMTU.

A importância do encontro também é ressaltada pelo presidente da Divisão América Latina da UITP, Jurandir Fernandes. De acordo com ele, essa iniciativa é necessária para que o setor de transporte reveja suas estratégias e culturas de negócio. “Vivemos em uma nova era. Devemos desenvolver ferramentas que preparem o setor para a era digital, para criar um valor adicional na experiência do viajante, dos empregados e de todo o ecossistema”, completa.

As equipes terão como mentores técnicos e especialistas da EMTU, professores da Unicamp, designers e cientistas de dados da Scipopulis, além de profissionais voluntários de diversas áreas. A ideia é criar uma interação, por meio de trocas de experiências, entre pessoas que já estão inseridas diariamente na mobilidade urbana, tecnologia e inovação e jovens inventores de fora do segmento.

O evento também contará com palestras de empresas convidadas que possam colaborar com as soluções em desenvolvimento.

“O intenso trabalho dos alunos de computação juntamente com outras áreas durante o Hackaton fomenta o surgimento de ideias extremamente interessantes e com potencial de impacto em Mobilidade Urbana. Estamos muito animados com esta parceria e trabalhando para que o evento seja um grande sucesso”, disse Rodolfo Azevedo, diretor do Instituto de Computação da Unicamp.

Os trabalhos dos participantes deverão cumprir certos desafios, como MaaS (Mobility as a Service); comunicação com o usuário; monitoramento de ônibus; planejamento dinâmico do transporte e sustentabilidade. Todos os códigos desenvolvidos durante o evento ficarão disponíveis à sociedade.

De acordo com Ivo Pons, um dos sócios fundadores da Scipopulis, “o maior resultado do evento é o fortalecimento da comunidade de inovação em mobilidade, o que trará resultados tangíveis para toda a sociedade. Eventos como a HACKEMTU precisam ser estimulados, devem fazer parte de uma política de desenvolvimento do setor e são responsabilidade de todo ‘ecossistema’ de transporte público”.

Dessa forma, a proposta tem como base alinhar o setor público e privado para que atuem de forma integrada com um único propósito: tornar o futuro mais próximo e sustentável.