Missão de universidades da Nova Zelândia prospecta parcerias na Unesp

Pesquisadores dos dois países se reuniram no campus da Barra Funda, na capital, para o estabelecimento de conexões

ter, 05/11/2019 - 12h33 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unesp

Representantes de sete universidades públicas da Nova Zelândia estiveram na Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus da Barra Funda, na capital, na última quarta-feira (30), para estabelecer contatos com pesquisadores da instituição e de outras universidades brasileiras para prospectar parcerias de âmbito acadêmico ou científico.

A iniciativa foi organizada pela Assessoria de Relações Externas (Arex) da Unesp e pela Education New Zealand, uma agência governamental que, entre outras atividades, busca estimular a cooperação internacional de suas universidades.

O evento foi acompanhado pelo embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Chris Langley, que destacou a importância da educação na relação bilateral entre os dois países. “A educação é uma área promissora e um dos pilares da relação com o Brasil. Existem muitas oportunidades e muito interesse por parte das instituições da Nova Zelândia em tentar estabelecer conexões com universidades brasileiras”, disse.

O embaixador também afirmou que, desde que assumiu a embaixada em Brasília, essa é a terceira missão de pesquisadores que ele chefia no Brasil. Uma nação com aproximadamente cinco milhões de pessoas, a Nova Zelândia tem oito universidades públicas, que respondem por cerca de 75% da produção cientifica do país e recebem, atualmente, 120 mil estudantes estrangeiros. Dessas oito universidades, integrantes de sete instituições estiveram no evento.

Cooperações

Representando o reitor da Unesp, o professor Carlos Vergani lembrou que já existem cooperações fortes e produtivas com pesquisadores da Nova Zelândia. A fala foi seguida de uma apresentação da Unesp feita pelo professor Jose Celso Freire Jr., assessor-chefe da Arex. “Receber representantes de praticamente todas as universidades públicas da Nova Zelândia é uma oportunidade de criar parcerias estratégicas”, afirmou.

Na linha do estabelecimento de parcerias estratégicas, o professor Mauricio Bacci, assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp, apresentou o projeto da Unesp no âmbito do CAPES-PrInt, programa do Governo Federal que dominou as apresentações dos demais representantes das universidades públicas brasileiras presentes no campus. Além da Unesp, participaram do encontro a USP, UFMG, UFPR, UFRGS e UFRJ.

A ação também promoveu encontros diretos entre os representantes, que puderam se aprofundar nas atividades e áreas de excelência de cada universidade, de modo a encontrar possibilidades de cooperação.