Missa de 30º dia em memória do governador Mário Covas emociona a todos os presentes

Culto religioso aconteceu na Igreja Pró-Catedral Nossa Senhora da Consolação

sex, 06/04/2001 - 21h45 | Do Portal do Governo

Culto religioso aconteceu na Igreja Pró-Catedral Nossa Senhora da Consolação

O governador Geraldo Alckmin e a primeira-dama, Maria Lúcia Alckmin, participaram, ao lado de Dona Lila Covas e familiares, da celebração da missa de 30º dia em memória do governador Mário Covas na Igreja Pró-Catedral Nossa Senhora da Consolação. O culto foi celebrado pelo padre Rosalvino Vinãyo, da Obra Social Dom Bosco e amigo da família, e pelo pároco da pró-catedral, padre Romano Adiair Lopes. O Coral “Canarinhos do Liceu Coração de Jesus”, regido pelos maestros Edson Roberto Leite e Maria Novoselecki, acompanharam a celebração.

A missa foi repleta de homenagens a Covas. O padre Rosalvino disse “que o maior milagre que Deus concedeu à família de Covas e a seus amigos foi a fé num momento difícil dessa doença, porque ela preparou para entrar na Casa de Deus”. Ele disse também que se não fosse por essa fé em Cristo não teríamos nos conformado: “Deus lhe concedeu a vida e a eternidade”.

Aproximadamente mil pessoas, entre amigos, secretários de Estado, políticos e populares participaram do culto religioso.

Um dos momentos mais emocionantes foi quando duas crianças da Casa de Abrigo abriram o ofertório com uma foto de Covas e em seguida dois atletas do Centro de Formação Dom Bosco – selecionados para representar o Brasil na modalidade de ginástica olímpica na Dinamarca – ofereceram os troféus. Além dessas homenagens, os moradores de um conjunto habitacional construído por Covas na Zona Leste ofereceram uma maquete do local. Ao final das oferendas, a filha de Mário Covas, Renata, levou um buquê de rosas brancas para deixar no altar.

O governador Geraldo Alckmin fez a primeira leitura do Evangelho proclamando a felicidades dos justos, que, depois da morte, são acolhidos por Deus. A segunda leitura foi feita pelo ex-secretário estadual da Justiça, Belisário dos Santos, destacando a ressurreição de Cristo também prometida para os homens desde que eles tenham fé.

No final da missa, Maria Lúcia Alckmin fez a leitura de um texto encontrado dentro de um crucifixo na Idade Média. Por último, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que saiu de Itaquera em peregrinação pela saúde do governador em romaria até Aparecida do Norte, foi levada até o altar por Dona Lila. O padre Rosalvino disse que levará essa imagem sempre com ele e agradeceu a todos em nome de Dona Lila, que preferiu não falar porque estava muito emocionada.