MIS recebe 2ª edição da mostra multimídia Conexões Sonoras

Evento estimula criação artística, sua circulação e o compartilhamento de processos criativos

seg, 06/06/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O MIS recebe a segunda edição da mostra de arte multimídia Conexões Sonoras. Pautado na diversidade de concepções estéticas e no experimentalismo, o evento conta com instalações sonoras, performances de video-poema, dança multimídia, teatro musical, abstracionismo sonoro e interatividade. Neste ano, serão apresentadas cinco obras de jovens artistas que apresentam música experimental, tecnologia, dança, artes plásticas dentre outros.

Além do estímulo à criação artística e sua circulação, outro aspecto relevante do evento é o compartilhamento dos processos criativos dos artistas na internet, permitindo ao público interessado entrar em contato com seus conceitos, meios de criação e posturas estéticas. O processo pode ser acompanhado no blog.

Confira a programação completa das apresentações:

9 de junho, quinta, 20h
Palestra de abertura da mostra com a curadora Lilian Campesato

10 de junho, sexta, 20h
A Sociedade Baderna de Teatro e Outros Atentados apresenta a performance musical “DeCapitu”. A obra parte de uma leitura particular do Dom Casmurro, de Machado de Assis, e busca uma linguagem em estado de grito. Aproxima aspectos da música e do teatro, ao mesmo tempo em que os desloca para uma situação performática, na qual a organização de elementos sonoros e cênicos coloca em evidência a presença e os limites físicos da voz e do corpo das atrizes.

11 de junho, sábado, 20h
O Coletivo Andreia Yonashiro, Henrique Iwao, Marcelo Muniz & Mário Del Nunzio apresenta a obra “Trio”, sendo uma (poli-)obra constituída por três camadas sobrepostas. A primeira camada está mais próxima da noção de “obra musical”; a segunda, de “arte cinética/performance”; e, a terceira, de “obra de dança”. Essas camadas são coordenadas por uma estrutura, que define a quantidade de seções e as durações de cada uma, além do nível de atuação e de protagonismo de cada camada durante cada seção – e dos momentos em que uma deve incorporar elementos de outra.

12 de junho, domingo, 11h às 21h
F? apresenta o espetáculo “Ovo”, um processo imersivo de 12 horas em um ambiente sinestésico criado coletivamente, onde os participantes trocam seus processos criativos entre si e com o público, com a intenção de criar uma poética de escutas corporais e subjetivas, analógicas e digitais. O espetáculo tem a participação de Felipe Ribeiro, Ádega Olmos, Juliana Dorneles, Juliana Rinaldi, Kaloan Menoschite, Paulo Fávero e Pilantropóv Filofernandes.

Instalações
Luciana Ohira e Sérgio Bonilha são os artistas criadores de “Corso”, instalação que remonta um estúdio de gravação e mixagem de som, capaz de produzir produtos sonoros. Configura-se como um agenciamento que reune acontecimentos sonoros a partir de um dispositivo que integra gravação, mixagem, edição e publicação de compilações sonoras que retornam às veias, vênulas e capilares da cidade na forma de discos-gravura e pacotes binários.

O duo N-1, composto por Alexandre Fenerich e Giuliano Obici e a poeta Gabriela Marcondes, expõe o vídeo-poema-instalação interativo “Atemporal”. Esse trabalho busca estabelecer conexões entre poesia, vídeo e som através de uma instalação interativa que joga com imagem e som dos visitantes.

Mesas redondas
Nos dias 10, 11 e 12 de junho, sempre às 18h, os artistas da mostra participam de mesas redondas no Auditório MIS.

Serviço
Local
: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – SP

Da Secretaria da Cultura