MIS: programa mensal apresenta clássico do horror sonorizado ao vivo

No dia 17 de fevereiro, Museu da Imagem e do Som, na capital, exibirá a sessão do filme ‘A Noite dos Mortos-Vivos’

dom, 10/02/2019 - 14h08 | Do Portal do Governo

Fãs de filmes de zumbis podem aproveitar a edição de fevereiro do Cinematographo do Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, na capital. Vale destacar que o programa mensal do museu apresenta o clássico do horror A Noite dos Mortos-Vivos (1968) com sonorização ao vivo, do projeto musical Caranguejo-Escorpião.

A apresentação será realizada em 17 de fevereiro, às 15h. Os ingressos, que custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia), são vendidos tanto na recepção do MIS quanto no site da Ingresso Rápido.

“A Noite dos Mortos-Vivos” traz Ben (Duane Jones) e Barbra (Judith O’Dea) como protagonistas de uma história sobre a reanimação misteriosa de indivíduos recentemente mortos. Na trama, a radiação provocada pela queda de um satélite faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis comedores de seres humanos, fazendo com que um grupo de pessoas refugiadas em uma casa tenham que lutar por sua sobrevivência.

O longa continua sendo um dos filmes de terror mais influentes e reverenciados de todos os tempos, tendo sido, inclusive, tema de discussão no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) pela relevância cultural. Escrito por John A. Russo e dirigido por George Romero, “A Noite dos Mortos-Vivos” criou as bases para os cinco filmes da franquia.

Sonorização

O projeto musical Caranguejo-Escorpião nasceu da junção de técnicas teatrais e cinematográficas e apresenta um processo de criação executado com samplers, synths e tecnologia de sensor de movimento para regência virtual.

O resultado são composições e improvisações em alguns momentos tonais e orquestrais, outros atonais e com texturas mais experimentais, respeitando o estímulo visual da obra, mas propondo uma releitura dos elementos sonoros. Cauê Bravim, de São José dos Campos, veio pra São Paulo em 2008, começou a produzir trilhas sonoras e trabalhou com mixagem para comerciais pela Studio Fly.