MIS inicia exposição dedicada ao cineasta francês Truffaut

Mostra fica em cartaz até dia 18 de outubro; são mais de 600 itens entre fotos, desenhos, livros e revistas

ter, 14/07/2015 - 21h16 | Do Portal do Governo

Truffaut, um cineasta apaixonado é o nome da mais recente mostra do MIS, localizado no Jardim Europa, em São Paulo. Inaugurada nesta terça-feira, 14, ela fica em cartaz até 18 de outubro. Lá, os visitantes poderão conhecer detalhes da vida e história do famoso cineasta francês considerado em todo o mundo como uma das principais figuras da Nouvelle Vague.

O MIS será a primeira instituição a receber a exposição, que foi concebida pela Cinemateca Francesa, onde ficou em cartaz de 8 de outubro de 2014 a 1º de fevereiro deste ano. Aqui, em São Paulo, o recorte foi um pouco do que foi feito na Cinemateca Francesa. Enquanto na montagem de Paris apresentava a vida e obra de Truffaut em uma ordem cronológica, a montagem paulistana revela Truffaut por meio do cinema. Como em todas as exposições do MIS, o público pode esperar uma expografia especial, com experiências sensoriais em algumas salas.

A exposição apresenta mais de 600 itens, como desenhos, fotos, objetos, livros, revistas e roteiros com anotações, além de trechos de filmes e entrevistas do diretor. Todas as peças foram doadas à Cinemateca Francesa pela família do cineasta. O material, guardado pela família de Truffaut, é incrivelmente rico e reflete a obsessão que ele tinha em guardar tudo.

Sobre Truffaut

François Truffaut nasceu em Paris em 6 de fevereiro de 1932. Não conheceu seu pai verdadeiro e foi criado por sua mãe, Janine e seu padrasto, Roland Truffaut. Teve uma infância difícil e rebelde, encontrando fuga nos livros – lia avidamente – e nas sessões frequentes de cinema.
Mais tarde, com o apoio do crítico André Bazin, sua sorte mudou, e na década de 1950 começou uma carreira como um bem sucedido e controverso crítico de cinema da revista Cahiers du Cinéma.

Seu primeiro filme, em 1959, Os incompreendidos/Les Quatre Cents Coups, alcançou sucesso imediato e premiou Truffaut no Festival de Cannes como melhor diretor. Além de diretor, Truffaut era também um ator respeitável, aparecendo em vários de seus próprios filmes (principalmente em O garoto selvagem). Ele também estrelou, em 1977, o aclamado Contatos imediatos do terceiro grau, de Steven Spielberg.. Truffaut foi diagnosticado com um tumor no cérebro em 1983 e, depois de um declínio lento, morreu em um hospital em Neuilly, na França, em 21 de outubro de 1984, aos 52 anos.

SERVIÇO
Exposição Truffaut
14 de jullho a 18 de outubro de 2015
De terças a sábados, das 12h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Terças-feiras: Entrada gratuita
R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)
www.mis-sp.org.br

Do Portal do Governo do Estado