MIS e MuBE recebem evento sobre diversidade sexual

Diversa Fest, de 26 a 28 de maio, terá atividades para celebrar a tolerância e o respeito, independentemente da orientação sexual

seg, 23/05/2016 - 11h16 | Do Portal do Governo

No mês da Diversidade Sexual, o Governo do Estado de São Paulo e o Consulado Geral do Canadá promovem um grande evento no MIS (Museu de Imagem e Som) e MuBE (Museu Brasileiro de Esculturas), instituições vizinhas em São Paulo. Trata-se da Diversa Fest – Festival de Cultura LGBT, que acontecerá de 26 a 28 de maio, com exibição de filmes canadenses e rodas de conversa no MIS, além de feira gastronômica, performances, discotecagem, pocket shows e contação de histórias no MuBE.

Em sua primeira edição, o Diversa Fest trará para o Brasil a mostra de  documentários canadenses Diversa, Documenta, Canadá, da produtora e distribuidora de filmes do governo do Canadá, National Film Board of Canada/Office national du film du Canada. Com duração de 25 a 85 minutos, os oito filmes fazem um recorte da visão de documentaristas canadenses sobre a temática LGBT. As películas tratam de temas como a LGBTfobia nas escolas, homossexualidade na terceira idade, “cura gay”, constituição das famílias, transgêneros, entre outros.

O destaque do conjunto é Last Chance, de Paul-Émile d’Entremont, que acompanha a história de cinco pessoas que buscam refúgio no Canadá para escapar da LGBTfobia em seus países de origem. O filme será exibido no dia 26/5, às 20h.

O Mês da Diversidade Sexual acontece em torno do dia 17 de maio, considerado o Dia Internacional e Estadual do Combate à LGBTfobia. Em São Paulo, ele é encerrado tradicionalmente pela Parada do Orgulho LGBT – a maior do mundo – que acontece na avenida Paulista e região central da cidade, este ano no dia 29 de maio. 

Canadá à frente
O Canadá foi um dos primeiros países do mundo a descriminalizar a homossexualidade, ainda em 1969, e foi também um dos pioneiros na aceitação da diversidade sexual nas forças armadas. Mais recentemente, no dia 17 de maio de 2016, o primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, anunciou uma nova legislação para proteger os direitos das pessoas trans. 

“O Canadá tem uma longa história no avanço da legislação dos direitos humanos e trabalha proativamente com governos locais, organizações multilaterais e regionais, e grupos da sociedade civil para abordar a discriminação e a violação dos direitos humanos das pessoas LGBT.  No Brasil, estamos muito honrados de ter o Governo do Estado de São Paulo como parceiro na realização da Diversa Fest, um evento muito importante que celebra a diversidade, tolerância e respeito a todos, independentemente de sua orientação sexual. Esperamos que a mostra de filmes canadenses desperte a discussão do tema na sociedade para o encontro de soluções no avanço dos direitos das pessoas LGBT”, afirma o Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone.   

Outras atividades
Junto com a mostra, haverá duas rodas de conversa com os temas “Religião e Família” e “Cidadania e Direitos”, mediadas respectivamente por Soninha Francine e Roseli Tardelli. Entre os participantes confirmados, estão a especialista canadense Line Chamberland (titular da Cadeira de Estudos sobre a Homofobia da Université du Québec à Montréal-UQAM), Raquel Rocha, Marcelo Gallego, Daniela Andrade e Ângela Lopes. Os interessados devem fazer inscrição com uma hora de antecedência no atendimento do MIS.

Na sexta-feira e no sábado (dias 27 e 28), a partir das 12h, a área externa do MuBE recebe feira colaborativa, com aproximadamente 30 expositores gastronômicos e artísticos, além de intervenções culturais, espaços de Flash Tatoo e Drag Yourself (oficina de drag queens), shows musicais com Lineker, Maria Christina, discotecagem e muito mais.

Para a abertura do evento, estão previstas as participações do secretário da Cultura Marcelo Araujo, embaixador canadense no Brasil Riccardo Savone, o Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo Stephane Larue e o diretor do MIS André Sturm.

Logo após a abertura oficial, haverá a projeção do documentário Last Chance.

Realização
O Diversa Fest – Festival de Cultura LGBT é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Assessoria de Gêneros e Etnias da Secretaria da Cultura, do Museu da Diversidade Sexual e da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais da Casa Civil; e pelo Consulado Geral do Canadá em São Paulo. A concepção é da organização social Diversa Arte e Cultura. 

O evento tem parceria do Escritório do Québec no Brasil, da Galeria Tato, da organização social APAA e do Museu da Imagem e do Som (MIS).

SERVIÇO
Diversa FEST – Festival de Cultura LGBT
Data: de 26 a 28 de maio
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som e MuBE – Museu Brasileiro de Esculturas
Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa

Do Portal do Governo do Estado