MIS comemora 40 anos com programação gratuita

Em 10 horas ininterruptas de programação, o MIS finaliza as comemorações neste sábado, 4

sex, 03/12/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 4, das 12 às 22h, o MIS, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, ocupa todos os seus espaços com atividades marcadas pela experimentação e pela conexão da arte com as novas mídias. Pensada especialmente para comemorar seus 40 anos, a programação mostra o novo direcionamento do Museu (reaberto em 2008), que hoje abriga o primeiro laboratório de novas mídias em um museu público brasileiro, o LABMIS.

A programação tem início às 12h com a abertura do Espaço Expositivo e do Espaço Redondo do Museu para visitação gratuita da Mostra LABMIS 2010. Com obras voltadas às linguagens contemporâneas de caráter tecnológico, a exposição é uma coletiva dos resultados dos projetos desenvolvidos durante o programa de residência artística do Museu.

Também integram a Mostra obras de artistas que participaram do Projeto de Residência Internacional, resultado da parceria entre o MIS e as instituições espanholas Can Xalant e Hangar. Das 14h às 16h, o Núcleo Educativo do MIS realiza visitas orientadas à Mostra, comentando com o público os trabalhos desenvolvidos pelos artistas durante o processo de residência artística.

Às 16h acontece a abertura das instalações 3X (Lea Van Steen e Raquel Kogan), Tidelands (Kika Nicolela) e Open Library (Gabriel Bogossian), que integram a programação da 22ª Mostra do Audiovisual Paulista, evento dedicado exclusivamente à produção feita no Estado de São Paulo nos mais variados formatos de imagens. A videoinstalação 3X, fruto de parceria entre a arquiteta e artista visual Raquel Kogan e a diretora de publicidade e videoartista Lea Van Steen, aborda a visão através da reflexão da luz – a imagem só é vista nas paredes do espaço através da manipulação de espelhos pelo visitante.

Tidelands, trabalho mais recente de Kika Nicolela, foi desenvolvido durante residência artística na Coreia do Sul. A videoinstalação foca comunidades de pescadores da ilha de Daebu e convida o visitante a refletir sobre o conjunto de consequências do crescimento capitalista na Coreia do Sul contemporânea em uma abordagem humanística e poética. Já Open Library, de Gabriel Bogossian, é uma videoinstalação baseada na intervenção urbana Open Library 1, realizada em São Paulo pelo artista em parceria com Taliesiu Gilkes-Bowen, na qual imagens e textos provenientes de livros e revistas foram colados nos muros da cidade. 

A partir das 18h, acontece uma nova edição da Sunset Party, com os DJs RamiroZ, Tchuna e MZK da R.adiola U.rbana A.parelhagem. A festa, gratuita e open bar, segue até as 22h na área externa do MIS, com repertório marcado pela black music. Das 19h às 20h, em correalização com o Centro Cultural da Espanha_SP, o Auditório MIS é ocupado pelo coletivo peruano Triac, num concerto de música eletrônica experimental que emprega dispositivos criados a partir do circuit bending (técnica que cria curtos circuitos em instrumentos de baixa voltagem, como brinquedos e baterias, para criar composições sonoras).

Para encerrar a noite, o coletivo BijaRI ocupa a fachada do MIS, a partir das 20h, com o projeto Mergulho para o oceano, projeção em grande escala que simula uma janela para o mar.

MIS 40 anos

Sábado, 4 de dezembro, das 12h às 22h

Mostra LABMIS 2010

Até 09 de janeiro de 2011 – visitação a partir das 12h
Espaço Expositivo e Espaço Redondo.
Gratuito durante o MIS 40 anos.
Classificação etária: livre.
Visitas educativas à Mostra LABMIS 2010 – das 14h às 16h
Espaço Expositivo e Espaço Redondo. Gratuito. Classificação etária: livre. 

Abertura das instalações:

3X (Lea Van Steen e Raquel Kogan), Tidelands (Kika Nicolela) e Open Library (Gabriel Bogossian) às 16h
Visitação até 10 de dezembro
Nicho (piso térreo). Gratuito. Classificação etária: livre.

Sunset Party
R.adiola U.rbana A.parelhagem; DJs RamiroZ, Tchuna e MZK
18h às 22h
Área externa do MIS.
Gratuito. Classificação etária: livre.

Show do coletivo Triac

19h às 20h
Auditório MIS (177 lugares).
Ingresso gratuito (retirar a partir de 1h antes da apresentação). Classificação etária: livre.
Mergulho para o oceano – com BijaRI
20h às 22h
Fachada do MIS. Grátis. Classificação etária: livre.

Museu da Imagem e do Som (MIS)
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 (até as 18hs, por período de até 6 horas); R$ 15 (período superior a 6 horas e após as 18hs). Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Da Secretaria da Cultura