MIS celebra Dia Internacional da Mãe Terra com festival de cultura indígena

Música, exposição sensorial, pintura infantil e feira orgânica fazem parte da programação do evento gratuito

ter, 12/04/2016 - 8h23 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta o Festival Beya Kaya (“Brincadeiras Verdadeiras”, em língua portuguesa), para celebrar a cultura de duas etnias indígenas: os Hunikuin, da Amazônia, e os Guarani, da cidade de São Paulo. O Festival, parceria da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) e o MIS, acontece no dia 21 de abril, das 9h às 21h. O evento inédito é gratuito e aberto para todas as idades.

A programação que homenageia o Dia Internacional da Mãe Terra tem o objetivo de aproximar o público dessas duas culturas nativas e ancestrais através da divulgação de suas histórias e apresentação de documentários, exposição fotográfica, rodas de conversa e diversas intervenções musicais.

No foyer do MIS, a exposição Renascem os Cantos – Resistem os Ancestrais, guiada por
educadores indígenas, poderá ser visitada em três horários – 9h, 13h e 17h. O objetivo é que o visitante experimente a realidade dessas etnias de forma multisensorial através de sons e dos cerca de trinta retratos que compõem a mostra. Cada visita terá em média 30 minutos. Os interessados devem fazer inscrição com uma hora de antecedência na recepção do MIS. As vagas são limitadas.

No auditório MIS, está prevista a exibição dos documentários As Hiper Mulheres – Itão Kuêgü (11h) e A Nação Que Não Esperou Por Deus (13h). Ao término de cada sessão, lideranças indígenas, jornalistas e pesquisadores conduzirão rodas de conversa com os temas “As Medicinas Tradicionais do Sagrado Feminino – Cura e Ritos” e “Redescobrimento da Cultura dos Povos”.

As crianças terão espaço garantido nas oficinas de pintura corporal (também para adultos) e de brincadeiras indígenas. A partir das 19h, um show que mistura cânticos indígenas da Amazônia e música eletrônica encerra o evento na área externa do MIS.

Do Portal do Governo do Estado