MIS apresenta histórias e imagens raras de Carnaval

Museu da Imagem e do Som exibe mostra de filmes sobre o Carnaval de décadas passadas

qua, 14/02/2007 - 14h55 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) exibirá, de 14 a 18 de fevereiro, mostra de filmes sobre o Carnaval de décadas passadas. As produções, que fazem parte do acervo do museu, retratam o cenário da maior festa popular nas cidades de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

Na programação, serão exibidos os lendários Cine-jornais com imagens raríssimas de carnavais da década de 1950. Entre os títulos, festas que marcaram a sociedade décadas atrás, como o Baile das Atrizes; a Abertura do carnaval carioca, em 1956; os tradicionais bailes paulistanos; entre outros.

Os Cine-jornais foram produzidos pelo pioneiro documentarista Primo Carbonari, falecido no ano passado. As produções estrearam no Brasil antes das sessões de cinema e seguiram até a década de 1970.

Curtas-metragens e documentários também estarão na mostra. Entre eles, Arrasta a Bandeira Colorida (1970), de Aloysio Raulino e Luna Alkalay, que apresenta uma montagem lúdica de cenas do carnaval de rua e dos desfiles das escolas de samba paulistas. Destaque também para Teatro Passarela – filmado por Rosina Schwarz, em 1975, que documentou a história do carnaval carioca, apresentando os blocos e as escolas de samba que desfilavam pelas ruas, antes de ocuparem a Marques de Sapucaí. Programação completa no site.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

(R.A.)