MIS abre temporada de cursos para o 2º semestre

Fotografia, cinema, mitologia e história da arte são algumas opções; aulas começam em agosto

sex, 15/07/2016 - 14h31 | Do Portal do Governo

Para quem deseja ingressar no universo das artes, uma ótima notícia: o MIS (Museus de Imagem e do Som) já abriu as inscrições para diversos cursos – fotografia, cinema, mitologia, história da arte e até módulos especiais sobre Frida Kahlo, tema da próxima exposição do museu.

Além das opções já tradicionais na grade da instituição, há muitas novidades para o público, em diversas áreas do conhecimento. As aulas têm início entre agosto e dezembro, de acordo com o curso escolhido.

Confira a programação:

Fotografia
A fotografia ganha, este semestre, mais de cinco tipos de cursos, para todos os gostos e níveis de conhecimento: Noções básicas (16/8); Introdução à fotografia como arte – módulo I (22/8); Curso Completo de Fotografia (15/8);  Fotografia de retrato (24/10); Photoshop (20/9); e Fotografia criativa e projetos autorais (29/9).

Cinema
Curso básico de roteiro – A anatomia de um filme (19/9). Os participantes desenvolvem uma noção clara da engenharia básica de qualquer bom roteiro de cinema. Já para quem prefere se aprofundar na teoria da vida de grandes cineastas não pode perder o curso 20 anos sem Krzysztof Kieślowski (21/9).

História da Arte
O tradicional curso de História da Arte do MIS, idealizado por Luiz Felipe Pondé e com participação de Fernando Amed, abre uma nova turma para seu primeiro módulo no dia 2/8. A partir do ponto de vista cronológico, o aluno aprenderá sobre as manifestações artísticas ocorridas desde a Pré-história até a Arte Contemporânea.

Outra opção na área é o curso História da Arte no Brasil – Módulo I (19/9), que propõe uma análise do modelo desenvolvido no País a partir da chegada da Missão Artística Francesa, que funda aqui a Academia de Belas Artes.

Mitologia e fantasia
Dois novos cursos irão investigar questões míticas que rondam a cultura do homem desde os primórdios. Eros e Religião – Da Mitologia à Neurociência (1/9) foca no desejo de fusão do divino com a pessoa amada. Os alunos estudarão tópicos como: Deuses amantes e o destino do ser humano; As Prostitutas Sagradas; e O Êxtase da Fé e do Amor.
Em 1º de dezembro, é a vez de As origens da fantasia instigar os participantes a explorar a arte fantástica dos dias atuais. Afinal, o que é a magia? Como ela surgiu em nossa cultura e como foi transformada em material de histórias?

Especial Frida Kahlo
Mais uma vez, o MIS faz uma ponte entre as principais exposições em cartaz e cursos relacionados, que permitem aos interessados uma verdadeira imersão artística no tema. Com a abertura da mostra Frida Kahlo, dois cursos foram programados sobre a vida e obra da célebre artista mexicana: Afetos (re)impressos (21/9) e Frida Kahlo no cinema de Paul Leduc (27/10).

As inscrições podem ser feitas diretamente no site do museu: www.mis-sp.org.br

SERVIÇO:
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Tel.: (11) 2117-4777
Estacionamento conveniado: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes