Miracatu atrai pela beleza de seus recursos naturais

Município está situado dentro de três Áreas de Proteção Ambiental e tem 70% de seu território coberto pela vegetação original da Mata Atlântica

qui, 12/12/2013 - 20h31 | Do Portal do Governo

A cidade de Miracatu, também conhecida como Portal do Vale do Ribeira, está localizada a 137 quilômetros da capital. A beleza de seus recursos naturais reforçam a vocação turística do município, situado dentro de três Áreas de Proteção Ambiental e com 70% de seu território coberto pela vegetação original da Mata Atlântica.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A região é cortada pelos rios São Lourenço, São Lourencinho, Itariri e seus afluentes, que deságuam no Rio Ribeira de Iguape. E é nos rios, inclusive, que estão importantes atrações de Miracatu, como as quedas d’água e cachoeiras, excelentes para a prática de esportes de aventura, áreas para banho, caminhadas e lazer.

A Cachoeira da Mutuca é uma das maiores cachoeiras subverticalizadas do Vale do Ribeira. Ela tem 273 metros e é apropriada para atividades como trekking, escalada molhada, watertrekking, cascading, passeio ecológico com observação de fauna e flora, banho e educação ambiental. Já na Cachoeira da Pedra Grande, localizada na maior Unidade de Conservação do Estado de São Paulo, os visitantes podem praticar uma série de atividades em contato com a natureza, como o rapel e trilhas ecológicas.

Um dos principais atrativos culturais de Miracatu é o Museu Municipal Pedro Laragnoit. O espaço localizado no centro da cidade conta com um acervo de aproximadamente 500 peças, resgatando a história da colonização do Vale do Ribeira, com peças raras, curiosidades e escritos. Entre os objetos encontra-se a Bandeira Nacional que cobriu o caixão de Santos Dumont. A entrada é gratuita.

A “Casa do Artesão” também é local indispensável durante visita a Miracatu. O espaço comercializa o artesanato produzido com a utilização da fibra da bananeira, que se tornou uma importante fonte de renda para as famílias do município. As peças são fabricadas na “Banarte”, uma cooperativa composta por artesãos, responsáveis pela confecção de tapetes, baús, almofadas, esteiras, bolsas, cachepôs, etc.

Miracatu faz limite com os municípios de Juquitiba, Pedro de Toledo, Iguape e Juquiá e o acesso à cidade pode ser feito pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116).

Do Portal do Governo do Estado