Ministra Cármen Lúcia tem tudo para fazer um grande trabalho, diz Alckmin

Governador participou, em Brasília, da posse da nova presidente do STF

seg, 12/09/2016 - 19h58 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira (12) da posse da nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e do novo vice-presidente, Dias Toffoli. A cerimônia aconteceu na sede da Corte, em Brasília.

Há 10 anos no STF, Cármen Lúcia será a segunda mulher a ocupar o cargo. A primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie. Durante o mandato de 2 anos, além da mais alta Corte do país, a ministra também chefiará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controle do Judiciário.

O Supremo Tribunal Federal é a mais alta instância do poder judiciário brasileiro e acumula competências típicas de uma Suprema Corte e de um Tribunal Constitucional. Como presidente do STF, caberá a Cármen Lúcia elaborar a pauta semanal de julgamentos do plenário, formado pelos 11 ministros da Corte.

“A ministra começou bem, começou primeiro pelo povo, acho que esse é o conceito que precisamos resgatar no Brasil. Nós somos servidores públicos, todos pagos pelo povo para trabalhar pela população, pelo bem comum, pelo bem coletivo. A ministra é extremamente preparada, tem experiência, tem tudo para fazer um grande trabalho”, afirmou Alckmin.

Formada em Direito em 1977 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), é mestre em direito constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em direito empresarial pela Fundação Dom Cabral.

Cármen Lúcia começou a carreira jurídica como advogada, mas, antes de chegar ao Supremo, foi procuradora do Estado de Minas. Ela é autora de sete livros focados, sobretudo, em direito de Estado e administração pública.

Do Portal do Governo do Estado