Ministério Público e Defensoria Pública de São Paulo lançam Cartilha do Idoso

Publicação trata de direitos, benefícios previdenciários e crédito consignado para a terceira idade

sáb, 15/03/2008 - 19h26 | Do Portal do Governo

O Ministério Público (MP) e a Defensoria Pública de São Paulo lançaram, na semana passada, a Cartilha do Idoso, obra editada a partir da soma de esforços das duas instituições. Na cerimônia de lançamento, o procurador-geral de Justiça, Rodrigo César Rebello Pinho, ressaltou a importância do trabalho feito pelo Grupo de Atuação Especial de Proteção ao Idoso (Gaepi) do MP.

De acordo com a promotora de Justiça Marianí Atchabahian, integrante do grupo, “o lançamento da cartilha é motivo de dupla satisfação: de um lado, realiza um sonho permanente de todo promotor de Justiça engajado na defesa dos direitos sociais; de outro, representa o alívio para uma angústia que esse mesmo engajamento faz nascer”.

A promotora afirmou que chegam ao Gaepi muitas informações sobre idosos que passam por dificuldades durante anos, experimentando privações ou sofrendo humilhações, simplesmente por ignorarem quais são os seus direitos ou não terem acesso à informação.

Escrita em linguajar acessível, a cartilha foi editada com letras grandes, que facilitam a leitura. A publicação trata de direitos, benefícios previdenciários, assistência social, planos de saúde, crédito consignado, pensão alimentícia, interdição e crimes contra idosos, entre outros temas. Há também informações úteis sobre quando o idoso deve procurar uma delegacia, a Defensoria ou o MP.

SERVIÇO

Cartilha do Idoso pode ser encontrada:

• Ministério Público

– Rua Riachuelo, 115 – centro – telefone (11) 3119-9082

• Defensoria Pública

– Avenida Liberdade, 32 – centro – telefone (11) 3105-5799

• Sesc Vila Mariana

– Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – telefone (11) 5080-3000

Da Agência Imprensa Oficial

(C.C.)