Ministério da Justiça e Secretaria de Administração Penitenciária firmam convênio para criar Centros

Aviso de Pauta - Terça-feira, dia 26

sex, 22/06/2001 - 13h19 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Terça-feira, dia 26

O Ministério da Justiça e a Fundação Professor Manoel Pedro Pimentel – FUNAP, vinculada à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, assinam na próxima terça-feira, dia 26, convênio para implantação de dois Centros de Convivência do Egresso do sistema prisional, um em São Paulo e outro em Ribeirão Preto.

Os Centros atenderão, mensalmente, cerca de 1.200 egressos, que vão encontrar uma referência e apoio para suas necessidades imediatas como documentação, transporte, refeição, apoio psicológico e social, além de participar de atividades sócioeducativas. Cada Centro de Convivência contará com uma equipe de profissionais multidisciplinar, composta por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, advogados e sociólogos que trabalharão em conjunto com a comunidade, visando a reinserção do egresso no mercado de trabalho e ao convívio social.

O trabalho de preparação do preso para a liberdade vai começar nos presídios semi-abertos, por meio da realização de oficinas dramáticas com os presos e os agentes penitenciários, aplicadas por oficineiros contratados pela Secretaria Estadual de Cultura e sob coordenação de técnicos da FUNAP.

O Centro de Convivência do Egresso difere de experiências anteriores de atendimento ao homem recém-saído da prisão, fundamentalmente, porque será aberto à participação da comunidade e será sorteado por ações culturais e educacionais. As atividades culturais e de lazer desenvolvidas serão oferecidas ao egresso e população local, de forma a propiciar uma integração do egresso com a comunidade.

O Ministério da Justiça entrou com o recurso financeiro necessário à manutenção da equipe de profissionais e para despesas imediatas do egresso. A FUNAP contribuiu com recursos humanos e administrativos e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária, oferecerá a sede do Centro em São Paulo, que funcionará no Presídio do Hipódromo.

O convênio será assinado no dia 26 de junho, às 15 horas, na sede da Secretaria de Administração Penitenciária, com a presença do ministro da Justiça, José Gregori; da secretária nacional de Justiça, Elisabeth Sussekind; do secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa; da diretora-executiva da Funap, Berenice Maria Gianella, sua equipe e convidados.

Data: Terça-feira, dia 26 de junho de 2001
Horário: 15 horas
Local: Secretaria de Estado da Administração Penitenciária
Av. São João, nº 1.247 – 10º andar – Centro – São Paulo-SP