Mini-Jornada da Cidadania atende moradores de São Vicente

Iniciativa do Centro de Integração da Cidadania ofereceu diversos serviços gratuitos na cidade no último sábado (23)

qua, 27/02/2019 - 14h16 | Do Portal do Governo

Cerca de 300 pessoas foram beneficiadas pela Mini-Jornada da Cidadania promovida no último sábado (23) pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC) em São Vicente, na Baixada Santista. A ação contou com a participação do secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti.

Vale destacar que a iniciativa atendeu a população residente na Área Continental, Gleba II, Parque das Bandeiras, Vila Nova São Vicente e Vila Ema, ao oferecer serviços públicos gratuitos, além de promove a cidadania e o acesso à Justiça.

“Temos a alegria de atender a população de São Vicente e vamos expandir as ações, implantando o CIC Móvel, que levará atendimento às comunidades mais carentes e distantes”, ressaltou o secretário Paulo Dimas Mascaretti, que conheceu os serviços oferecidos.

A diretora do CIC São Vicente, Mônica Geny dos Santos, falou da relevância de ações como a Mini-Jornada da Cidadania. “Estamos em um bairro distante e muito carente de São Vicente. Os moradores precisam dos nossos serviços gratuitos”, explicou.

Solicitações

Ao longo do dia, os interessados puderam solicitar a emissão de documentos como carteira de trabalho e segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. Flávia Miguel do Nascimento, 38 anos, aproveitou o dia e obteve a segunda via da carteira de trabalho. “O meu documento estava danificado. Eu precisaria ir até Santos para conseguir uma nova. Fiquei sabendo que teria aqui no bairro e foi ótimo”, afirmou.

Também foram realizados, gratuitamente, serviços de oftalmologia (teste de visão), odontologia (orientação e encaminhamento), fisioterapia (orientação e encaminhamento) e enfermagem, com aferição de pressão arterial.

Cilene de Andrade, de 42 anos, levou os três filhos para receber orientação odontológica. “Aproveitei para medir a pressão e fazer teste de glicemia”, disse. A população contou com orientação jurídica, oficina de artesanato, bazar e espaço kids, além de palestra sobre prevenção de acidentes no lar. Na área da beleza, serão oferecidos cortes de cabelo e manicure.

Parceria

A Mini-Jornada de São Vicente contou com a parceria da Escola de Enfermagem El Shady, da Econóticas, do Salão Ilma Cabeleiros e do Consultório Dentile, entre outros.

Os serviços mais procurados pela população foram enfermagem (73), corte de cabelo (57) e oftalmologia (52). Somente em 2018, o CIC registrou 1,5 milhão de atendimentos em todas as 17 unidades do programa, espalhadas pela capital, Grande São Paulo, interior e litoral.