Milton Cruz expõe réplicas de carros antigos no Palácio dos Bandeirantes

No dia 20 de dezembro, data do final da mostra, os veículos serão vendidos

qui, 30/11/2006 - 14h01 | Do Portal do Governo

O artesão Milton Cruz expõe réplicas de carros antigos e de um helicóptero, produzidas com latas, até o dia 20 de dezembro, no hall de entrada do Palácio dos Bandeirantes.

Para os fãs dos modelos clássicos, a mostra proporciona uma volta nostálgica ao passado.  Estão expostos 14 veículos e um helicóptero camuflado do Exército.

O Fiat Topolina conversível (1936), a Romiseta (1959), a van (1942) usada por panificadoras, o micro-ônibus (1942) o Rolls Royce (1946), o Jaguar (1960), o Citröen conversível (1960), o bondinho (1968) e o Trólebus da antiga CMTC – Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (1968) são alguns dos veículos em exposição que resgatam a história dos meios de transporte no Brasil.

Para esse paulista, de 68 anos, apaixonado por carros, os modelos mais recentes não têm classe e pouco se diferenciam uns dos outros.

Cruz começou a fazer seus próprios brinquedos com apenas 8 anos e aos 30 anos, em 1968, passou a confeccionar réplicas perfeitas de automóveis antigos.

Na reprodução dos detalhes, ele transforma botões em faróis, pedaços de arame em maçaneta, argolas de cortina em volantes e telas metálicas em radiadores. As rodas, extraídas de brinquedos convencionais, são encaixadas nas réplicas e recebem uma pintura metálica para imitar as calotas. Para produzir uma unidade, o artista gasta em média três horas.

Os clubes e associações de automóveis formam sua principal freguesia e os preços das peças podem variar de R$ 20 a R$ 150, de acordo com o modelo, tamanho, detalhes e outras especificações pedidas pelo comprador.

No dia 20 de dezembro, data do final da mostra, os veículos serão vendidos.

André Muniz