Milho: CATI começa a multiplicar sementes de novas gerações

A previsão é que essa semente esteja disponível nos postos de venda a partir do próximo ano agrícola

sex, 26/09/2008 - 13h30 | Do Portal do Governo

Preocupada em oferecer sementes de qualidade e que garantam maior índice de produtividade aos agricultores, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (Cati/SAA), através de seu Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), está multiplicando em seus núcleos de produção as sementes da quarta geração da variedade de milho AL 25, que começou a ser comercializada em 1993, e a terceira geração da AL Bandeirante, disponível desde 2001.

O processo de aferição da qualidade desse novo experimento é realizado em duas etapas, informa José Roberto Testa, engenheiro agrônomo e assessor do DSMM. A primeira começa com a seleção de pequenas propriedades (cinco ou seis em todo o Estado) e o acompanhamento dos produtores em todos os passos, da plantação à colheita dos grãos. Depois de rigorosa seleção, esse material é apresentado aos produtores cooperados num dia de campo, a partir do qual se inicia a nova fase, com a produção das sementes em escala, para atender aos interessados em geral.

Como o objetivo principal dos núcleos de produção de sementes é contribuir para a divulgação dessas novas gerações, o DSMM credencia os produtores rurais interessados em participar do experimento, desde que eles tenham nível tecnológico mínimo para atender a todas as etapas do processo. “O fato de serem cultivares do tipo ‘variedade’, ou seja, de polinização aberta, não necessitando de hibridação controlada no sistema de produção de sementes, permite que sofram melhoramento contínuo, com adaptação constante às novas condições de cultivo, principalmente as que se referem ao comportamento relativo a doenças”, explica Sylmar Denucci, diretor da unidade do DSMM de Águas de Santa Bárbara.

A previsão é que essa nova geração de semente esteja disponível nos postos de venda das Casas de Agricultura a partir do próximo ano agrícola (2009/2010), momento em que as variedades comercializadas atualmente serão retiradas do mercado.

Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria (IEA) referentes a 2007, as principais regiões produtoras de milho no Estado foram Itapeva (9,4 milhões de sacas de 60 quilos), São João da Boa Vista (4,3 milhões de sacas) e Itapetininga (4 milhões). Para milho safrinha, os destaques foram Assis (6,2 milhões de sacas de 60 quilos), Itapeva (1,7 milhão de sacas) e Presidente Prudente (947,5 mil). Para milho irrigado, os principais produtores são as regiões de Avaré (1,5 milhão de sacas), Itapeva (1,2 milhão) e São João da Boa Vista (879,2 mil).

Saiba mais sobre as novas gerações de sementes no site www.cati.sp.gov.br

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento