Milhares de pessoas participam da Virada Cultural no interior

Cerca de 184 mil pessoas participaram das 300 atrações programadas

seg, 21/05/2007 - 10h24 | Do Portal do Governo

Avaliação preliminar das secretarias municipais de cultura dos municípios indica que cerca de 184 mil pessoas passaram pelos shows, eventos, sessões de cinema, espetáculos de teatro, mostras de arte, apresentações de circo e outras atividades que agitaram o final de semana do interior, entre às 18 horas do sábado, 19, e final da tarde de domingo, 20. Nenhum incidente grave foi registrado na maratona.

“Os hotéis lotaram, tivemos caravanas de cidades vizinhas e a cidade viveu um clima de festa”, diz Jorge Okada, gestor de projetos da secretaria da Cultura de Araraquara. “Só no show do Cordel do Fogo Encantado, a principal atração de sábado à noite, reuniu 12 mil pessoas na Praça Pedro de Toledo e imediações”, conta. “Somando todos os eventos, tivemos um público de 25 mil espectadores”, diz Okada.

Em Araçatuba, a animação também foi grande. Segundo Alexandre Sonego, secretário de cultura do município, 20 mil pessoas passaram pelas atividades programadas em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura. “Os shows dos Raimundos e do Ultraje a Rigor lotaram o espaço de Exposições e atraíram espectadores locais e de cidades como Birigui, Guararapes e Penápolis”.

Em São José dos Campos, a única apresentação da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) na Virada reuniu 15 mil pessoas em frente ao palco principal do Parque Roberto Burle Marx na noite de sábado. O público total da Virada na cidade foi de 30 mil pessoas.

O sucesso se repetiu em todas as outras localidades. Em Bauru, 25 mil pessoas passaram pelas 34 atrações realizadas na cidade, que teve tempo bom durante todo o final de semana. Em Campinas, segundo Sandra Regina Campos, produtora da Secretaria de Estado da Cultura, 20 mil pessoas prestigiaram os eventos da Virada.

Em Santos, 15 mil espectadores passaram pelas 45 atrações programadas para a Baixada.  Em Ribeirão Preto, o público bateu a marca de 17 mil pessoas, com destaque para o show de Arnaldo Antunes, no Palco Principal, no sábado à noite, e do grupo de rock Ira!, na ensolarada tarde de domingo.

Sorocaba (11 mil pessoas), Presidente Prudente (6 mil) e São José do Rio Preto (15 mil espectadores) também tiveram um final de semana movimentado, com o público aproveitando as 24 horas de programação.

“São Paulo viveu uma festa. Os teatros, praças e unidades do Sesc viraram palco de convivência e entretenimento, num clima de total tranqüilidade e civilidade”, diz João Sayad, Secretário de Estado da Cultura de São Paulo.

“O sucesso da iniciativa nos deixa entusiasmados para programar a próxima Virada Paulista. No ano que vem mais cidades serão contempladas com este projeto que agora já está integrado à agenda cultural do Estado”, diz Sayad.   

Da Secretaria Estadual da Cultura

(J.H.) 

Leia também:

Em São José do Rio Preto, secretário da Casa Civil participa da Virada Cultural Paulista