Milésimo gol de Pelé será relembrado no Museu do Futebol

Feito de Edson Arantes do Nascimento mobilizou o Brasil há 50 anos; público poderá conferir como o episódio foi contado

ter, 12/11/2019 - 12h43 | Do Portal do Governo

Considerado o maior jogador de futebol do século XX, Pelé fez os brasileiros pararem na expectativa do seu gol de número mil. Para adicionar drama à história, ele não veio na velocidade que se esperava de um goleador: foram vários dias de expectativa a partir do gol 995, muitos jogos sem marcar e algumas festas canceladas em cidades que esperavam ter a honra de sediar o feito.

O milésimo gol acabou acontecendo de pênalti, no Maracanã, em uma partida contra o Vasco, em 19 de novembro de 1969. Para relembrar toda essa história, o Museu do Futebol, o Maracanã (Rio de Janeiro) e o Memorial das Conquistas do Santos (na Baixada Santista) realizam programações simultâneas a partir da próxima terça-feira (19).

No Museu do Futebol, a mostra “Pelé Mil Gols” ocupa a sala Osmar Santos, dedicada às exposições temporárias. A exposição fica em cartaz até 1º de dezembro. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, o Museu do Futebol fica sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu.

História

O público poderá conferir como a história foi contada pelos jornais das cidades onde o jogador atuou depois do gol número 999, em vídeo inédito que reúne as manchetes e matérias da cobertura esportiva contando toda a trajetória do milésimo gol.

Uma seleção com 100 charges do artista JC Lobo será exibida em dois totens eletrônicos. JC Lobo registrou toda a carreira de Edson Arantes do Nascimento com seus desenhos de humor. Parte do material também estará em uma grande projeção no espaço expositivo.

No local, o público também poderá ver uma reprodução da camisa do Santos que Pelé usava em 1969 quando fez o milésimo gol, produzida pela marca Athleta, com o mesmo material e peso da camisa da época. Na Sala Jogo de Corpo, a série de documentários “Memórias do Milésimo”, produzida neste ano pela ESPN Brasil, será exibida durante o período da exposição.

Livro

No dia 19 de novembro, às 19h, o Museu do Futebol sedia o lançamento de uma tiragem comemorativa do livro “As Joias do Rei Pelé”, do jornalista Celso de Campos Jr. Além de sessão de autógrafos com o autor, haverá bate-papo com o autor e o jornalista Alberto Helena Jr.

Publicado originalmente em 2013, o livro conta a história do maior jogador de futebol da história a partir de 100 peças acumuladas ao longo da carreira, tesouro que engloba tanto itens profissionais quanto pessoais, como o rádio de Dondinho e a famosa caixa de engraxate de Pelé.

Também durante o período da exposição, as visitas educativas ao Museu e ao Estádio do Pacaembu terão um roteiro temático dedicado à presença de Pelé no acervo do Museu. As visitas acontecerão nos dias 23, 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro.

Maracanã

Além das charges de JC Lobo, o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, fará um tour especial com foco nos 1.000 gols de Pelé. Também vai exibir as principais camisas utilizadas pelo jogador ao longo da carreira. A estação Gol 1.000, onde consta hoje a peça da calçada da fama, a bola e rede do milésimo gol, terá o layout revisado e ganhará novos objetos: o ingresso do jogo do gol 1.000, cedido pelo colecionador e jornalista Marcelo Monteiro, e o livro de ouro assinado por Pelé.

A programação inclui um vídeo do gol 1.000, que será exibido na sala de aquecimento, integrante do trajeto do tour do Maracanã.

Memorial das Conquistas do Santos

Os originais do trabalho de JC Lobo serão exibidos no Memorial das Conquistas na exposição “Charges do Rei”, com abertura no dia 19 de novembro, às 11h. Às 16h, haverá o lançamento da réplica da camisa 10 do Santos Futebol Clube utilizada na partida do milésimo gol. O Memorial promoverá, em conjunto com a marca Athleta, o lançamento oficial de uma camisa retrô.

Às 19h, as ações comemorativas serão encerradas com a inauguração de um painel especialmente criado para revestir a porta do túnel do acesso ao gramado, no interior do vestiário.

O painel retrata por meio do olhar das crianças o momento do milésimo gol, com a ilustração da Vila Belmiro e do Maracanã, sendo que a imagem do Pelé simulará o movimento da cobrança de pênalti quando a porta do túnel for aberta. A instalação é obra de João Santos, artista plástico, ilustrador editorial e designer gráfico.

Sobre o Museu do Futebol

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu, na capital. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do País.

Trata-se de uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.