Microsoft diz que escola estadual é a mais inovadora

A eleita por Bil Gates foi a escola Francisco Ferreira de Freitas, na cidade de Serra Azul

sex, 30/11/2007 - 10h09 | Do Portal do Governo

São Paulo tem a escola que mais inovou em 2007 de todo continente americano. É o que garante a Microsoft, empresa de Bill Gates que oferece o prêmio Microsoft Educadores Inovadores, reunindo projetos de todo o mundo que usam tecnologia para inovar a serviço da Educação. A Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas, na cidade de Serra Azul, foi eleita a mais inovadora da América, atrás apenas de uma escola da África (África do Sul) e uma escola da Europa (Bélgica)

 Com o projeto “1ª Exceleições do Grêmio Estudantil ‘FFF’: Inclusão, Interatividade e Cidadania”, coordenado pelos professores José Manso e Patrícia Estrela Manso, a escola criou um modelo de eleições para o grêmio estudantil integrando disciplinas com a utilização de tecnologia na elaboração de urna eletrônica. O trabalho brasileiro concorreu com outros 89, de 40 países. Os vencedores foram conhecidos durante o Fórum de Professores Inovadores, em Helsinque, na Finlândia.

A iniciativa da escola de Serra Azul já despertou a atenção dos alunos e da comunidade escolar. Mais: a Secretaria de Estado da Educação irá orientar suas unidades, primeiramente na região de Fernandópolis (onde a escola fica), para adesão ao modelo.

Na escola de Serra Azul, pela primeira vez a eleição do Grêmio Estudantil aconteceu com ferramentas tecnológicas integradas às disciplinas de história, língua portuguesa e matemática, tornando o processo eleitoral dinâmico, participativo e despertando nos alunos o desejo de aprender a manusear um computador e a participar voluntariamente da eleição.

Tudo aconteceu como um verdadeiro processo eleitoral. Após anunciarem a idéia de votação digital, foi feita reunião com representantes de sala para apresentação do projeto e montagem das chapas. O período da campanha eleitoral começou com a divulgação de cartazes, folhetos, discursos nas salas de aula e nos intervalos.

“Um educador inovador tem a preocupação constante em aperfeiçoar suas práticas pedagógicas, aliando novas ferramentas tecnológicas à sua metodologia. Caracteriza-se através da atitude e coragem para modificar formatos de aprendizagem, encontrando outros meios para atingir seus objetivos e implementando-os apesar das dificuldades. O educador inovador tem o olhar aberto ao novo, ao outro e busca parcerias”, afirma Patrícia Estrela Manso, coordenadora do projeto.

Houve também confecção de material impresso, pesquisa boca de urna, ato cívico, convocação para a eleição eletrônica com orientações de utilização e votação realizada por meio da ferramenta Excel, simulando, dentro do espaço escolar, um processo eleitoral semelhante ao vivenciado na sociedade onde os recursos tecnológicos estão presentes.

“É um reconhecimento importante. A Diretoria de Ensino de Fernandópolis já começa a indicar a outras escolas o modelo adotado em Serra Azul. Bons exemplos como este precisam ser expandidos”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Ganhador

O vencedor do prêmio Microsoft foi o professor de matemática e ciências de uma escola da província de KwaZulu Natal, no leste da África do Sul. Kumaras Pillay transformou arquivos para o formato de celular com informações complementares às aulas. Também formou grupos entre os estudantes e pediu a eles que fizessem pesquisas e interagissem pelo celular. O interesse nas aulas aumentou.

Secretaria da Educação