Microônibus podem circular em Osasco

TJ acolher recurso da EMTU/SP, o que impede a apreensão dos veículos da Reserva Técnica Operacional (RTO) pela Prefeitura de Osasco

sex, 07/09/2007 - 10h26 | Do Portal do Governo

Os microônibus da Reserva Técnica Operacional (RTO) podem circular normalmente nas linhas intermunicipais metropolitanas da região de Osasco. O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da 7ª Câmara acolheu integralmente o agravo de instrumento interposto pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) para assegurar o atendimento à população.

Na semana do dia 20/08/2007, a Prefeitura de Osasco apreendeu cerca de dez veículos da Reserva Técnica Operacional, serviço regulamentado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e pela EMTU/SP. O Departamento Municipal de Trânsito e a Guarda Civil Municipal de Osasco alegavam que os microônibus eram clandestinos.

Na região de Osasco, os microônibus da Reserva Técnica Operacional fazem parte da concessão das linhas intermunicipais metropolitanas na RMSP, processo que ocorreu na mais absoluta lisura e que resultou na assinatura do contrato com o Consórcio Anhanguera, em novembro de 2006. Este serviço realiza o mesmo trajeto das linhas metropolitanas e que já circulam pela região com itinerários autorizados pela própria municipalidade.

A utilização dos  microônibus propicia agilidade na operação das linhas intermunicipais metropolitanas, principalmente nos horários de entrepico, quando os intervalos entre os ônibus são maiores.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

(I.P.)