Meu Prato Saudável indica que atletas devem ter cuidados extras com alimentação

Especialista explica o que comer antes e após os exercícios físicos, além da correta hidratação

qua, 17/07/2013 - 12h50 | Do Portal do Governo

O programa “Meu Prato Saudável”, uma ação conjunta da Secretaria da Saúde com a empresa LatinMed, faz um alerta aos atletas em relação à alimentação antes e depois da prática esportiva.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os especialistas destacam que uma alimentação balanceada que contemple todos os nutrientes necessários aos atletas deve conter alimentos do grupo dos carboidratos, proteínas, gordura boa, frutas e vegetais, e é indispensável para um bom desempenho durante o treino.

Para melhorar a absorção das proteínas, é necessário incluir na refeição verduras e legumes, fontes de vitaminas e minerais. Como exemplo, um prato com salada, carne magra e carboidrato ou um sanduíche natural, que tenha pães integrais, duas fontes de proteína magra (queijo ou substituto de carne – atum, frango desfiado, rosbife, carpaccio, peito de peru ou presunto magro), além de um vegetal.

Atenção na hidratação

Com a alimentação balanceada não se deve descuidar da hidratação. Como a quantidade de água eliminada pelo suor depende da intensidade e tempo da atividade física, assim como da temperatura e umidade ambientais, a defesa mais eficaz é a hidratação adequada, que ocorre pelo equilíbrio entre consumo e perda de água.

Também a ingestão “extra” de água antes do exercício, em ambientes quentes, proporciona alguma proteção, aumentando a sudorese e evitando aumento da temperatura corporal durante o exercício.

Recomenda-se o consumo de 400 a 600 ml de água, 20 minutos antes do início da atividade física, mas sem descartar a necessidade de reposição contínua de água durante e depois dos exercícios. 

A substituição de água por isotônicos só deve ocorrer quando há perda de peso corporal superior a 2% em decorrência da transpiração, pois aí pode ocorrer grande quantidade de sódio e outros minerais.

Do Portal do Governo do Estado